A fabricante americana de computadores Dell, especializada na venda direta ao consumidor, anunciou nesta quinta-feira (27/9) que vai estender o acordo feito com o Wal-Mart para vender suas máquinas nas lojas da rede de varejo no Brasil e no México. A Dell já comercializa seus PCs nos hipermercados da empresa em países como Estados Unidos, Japão e Reino Unido.
Em comunicado, o vice-presidente de vendas ao consumidor da Dell Americas, Phill Bryant, classificou a extensão do acordo como ?um excelente acontecimento?. ?O Wal-Mart conta com uma grande rede de distribuição. Além disso, é uma honra que a rede varejista tenha escolhido sua data de aniversário no Brasil para dar destaque ao nosso amplo relacionamento?, afirmou.
O vice-presidente comercial do Wal-Mart, José Eduardo Cabral, afirmou que a expectativa é repetir o sucesso da operação americana no país. O executivo também ressaltou que as vendas de produtos de informática aumentaram 80% nos primeiros sete meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O acordo com o Wal-Mart representou um divisor de águas para a empresa, que galgou sua expansão mundial com as vendas por telefone e internet. Esse modelo lhe permitia muitas vezes oferecer ao consumidor final preços mais baixos que os concorrentes, já que era economizada a margem de lucro do varejista. Em países como o Brasil, entretanto, a maior parte dos computadores pessoais são comprados por pessoas físicas nas lojas, e não pela internet.
A Dell iniciará nesta semana a venda dos desktops Dimension E520 e E521 nas lojas Wal-Mart Supercenter, BIG, Hiper Bompreço e Sam?s Club. Os computadores de mesa Dimension serão produzidos pela nova fábrica da empresa, em Hortolândia, no interior de São Paulo. A partir de outubro, os consumidores do México também poderão adquirir os computadores de mesa e notebooks nas lojas da rede.