Publicidade
Início Comunicações Mobile Proteste afirma que lançamento de 4G no Brasil é ‘propaganda enganosa’

Proteste afirma que lançamento de 4G no Brasil é ‘propaganda enganosa’

0
Publicidade

A associação de consumidores Proteste e a Associação dos Engenheiros de Telecomunicações (AET) não estão satisfeitas com o lançamento comercial do 4G no Brasil. As entidades enviaram ofício à Anatel nesta segunda-feira, 29, questionando as ofertas, alegando que as teles estão oferecendo modelos 4G que “sequer operam na banda de 2,5 GHZ”. Para a entidade, as teles estão fazendo “propaganda enganosa porque aparelhos e planos mais caros acabarão por ser operados em frequências destinadas ao 3G”.

A Proteste diz que está criticando “o adiantamento da venda de planos e equipamentos, antes de a frequência de 700 MHz estar operando, pois sabemos que no 2,5 GHz o alcance é de pouca abrangência, e além de tudo ainda temos poucas ERBs. Ou seja, até que o 700 MHz esteja sendo operado pelas teles, é muito provável que quem pague por 4G tenha o serviço 3G”.

Em comunicado, a associação reclama ainda que há aparelhos “sendo vendidos como 4G que não operam na frequência de 700 MHz”, alegando que o usuário terá que, eventualmente, trocar de celular ou tablet para usar o novo espectro. A questão é que operadoras e fabricantes não têm obrigação de vender dispositivos capazes de funcionar em 700 MHz para o LTE, já que a licitação no Brasil ainda nem ocorreu. Ainda assim, a entidade diz que “não é aconselhável o consumidor investir em uma tecnologia ainda cara, compatível com poucos celulares e disponível ainda em poucas regiões de algumas cidades”, referindo-se à faixa de 2,5 GHz.

A Proteste chega a dizer que “há dúvidas sobre em quais faixas de frequência funcionará o serviço”, criticando o “baixo desempenho de cobertura (de 2,5 GHZ), especialmente em locais mais fechados, o que implicará na necessidade do respectivo terminal operar utilizando a infraestrutura relativa ao serviço 3G para estabelecer a comunicação desejada”, supostamente sobrecarregando a rede de terceira geração. A Proteste cita comentários recorrentes do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que alega que o lançamento do 4G desafogaria a rede de terceira geração

Lançamento do 4G

Nesta terça-feira, 30, extingue-se o prazo para o lançamento comercial obrigatório do serviço de 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações, conforme edital de licitação da Anatel. As operadoras Claro e Oi já ofertam os planos LTE, enquanto Vivo e TIM devem fazer o lançamento na data limite. Ao contrário do que afirma a Proteste, pelo menos nas informações oficiais divulgadas pelas teles até esta segunda-feira, conforme apurou este noticiário, não há nenhum aparelho (smartphone ou modem USB) sendo vendido como LTE no Brasil que não opere na frequência de 2,5 GHz. O que acontece é que o site oficial da Motorola Mobility no Brasil exibe na página de informações técnicas do smartphone Razr HD a informação errada de que o dispositivo opera em 700 MHz e 2.100 MHz em LTE. Na verdade o aparelho foi justamente o primeiro no país a ser ofertado com a compatibilidade com o 2,5 GHz, em setembro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile