Publicidade
Início Notícias Negócios Pandemia incentiva o uso de pagamentos por aproximação, diz Mastercard

Pandemia incentiva o uso de pagamentos por aproximação, diz Mastercard

0
Publicidade

Devido à pandemia da COVID-19, muitos consumidores tiveram que adaptar suas rotinas e mudar alguns de seus hábitos, incluindo a maneira de pagar por suas compras. Segundo levantamento realizado globalmente pela Mastercard, 69% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a COVID-19 os incentivou a usar pagamentos por aproximação.

O número expressivo se dá, principalmente, pelo fato de que sete entre dez latino-americanos estão preocupados com os impactos do uso do dinheiro em sua saúde, diminuindo assim a sua utilização. No Brasil, 14% dos entrevistados deixaram de utilizar dinheiro durante a pandemia, enquanto 63% diminuíram significativamente o seu uso.

No comparativo com o dinheiro, 88% dos brasileiros acreditam que os pagamentos por aproximação são mais convenientes do que pagar em dinheiro, enquanto 82% acreditam que essa forma de pagamento é mais rápida e 78% consideram que ela é mais segura. Os entrevistados concordam fortemente que pagamentos por aproximação são uma forma mais limpa de realizar transações.

Para João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, a tecnologia NFC garante um meio prático e seguro de finalizar as compras, não só no atual cenário. “A partir do momento que o consumidor utiliza o pagamento por aproximação pela primeira vez, ele passa a incluir este comportamento em seu dia a dia e essas transações acabam fazendo parte da sua rotina, tanto pela agilidade que este tipo de pagamento oferece, quanto pela segurança. Neste momento de pandemia, o conhecimento sobre pagamentos por aproximação cresceu para 85% dos entrevistados, e no pós-pandemia a tendência aponta para uma maior aceleração dessa forma de pagamento no Brasil”, afirma.

Com o mundo caminhando para uma realidade de pagamentos cada vez mais seguros e convenientes, impulsionados pela COVID-19, 31% dos brasileiros entrevistados que não eram adeptos da tecnologia, passaram a considerá-la em sua nova rotina.

Cerca de 75% dos brasileiros disseram que continuarão utilizando pagamentos por aproximação mesmo após o final da pandemia e afirmaram que se trata de uma tecnologia fácil de ser adotada. Além disso, entre os entrevistados, 69% afirmaram preferir fazer compras em lojas que ofereçam a opção de pagar por aproximação e 61% disseram que o pagamento por aproximação agora é sua forma favorita de pagar.

Sobre os dispositivos mais utilizados durante a pandemia, 72% dos brasileiros indicaram usar o cartão físico e 49% utilizam o smartphone por meio de carteiras digitais. Sobre os locais em que os pagamentos por aproximação foram mais utilizados desde o início da pandemia no Brasil, supermercados, mercados e mercearias lideram com 79%, seguido por farmácias (67%) e fast foods ou restaurantes (35%).

Apesar da pandemia do coronavírus ter sido uma grande impulsionadora das transações NFC, elas já representavam um mercado em ascensão no Brasil. Somente em 2019, totalizaram R$ 6 bilhões, um crescimento de 565% ante os R$ 903 milhões de 2018, segundo dados oficiais da Abecs. Com esse resultado, os pagamentos eletrônicos cresceram 43% na participação do consumo das famílias brasileiras contra 38% de 2018. E a participação desses meios de pagamento aumentou de 25% para 28% na comparação ano a ano.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile