Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) E-Varas e Central de Processamento Judicial Eletrônico em Santos serão inauguradas na...

E-Varas e Central de Processamento Judicial Eletrônico em Santos serão inauguradas na próxima segunda-feira

0
Publicidade

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargadora federal Therezinha Cazerta, e a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, realizam nesta segunda-feira, dia 3, às 17 horas, a solenidade de implantação das e-Varas e da Central de Processamento Judicial Eletrônico da Justiça Federal em Santos/SP.

Trata-se do projeto-piloto do Programa e-Vara, aprovado pelo Conselho da Justiça Federal da 3ª Região (CJF3R), no dia 3/10/2019, que prevê a revisão do ambiente organizacional das unidades jurisdicionais da Primeira Instância, mediante a criação de Centrais de Processamento Eletrônico (CPEs), exclusivamente voltadas para a execução de tarefas padronizadas, sem cunho decisório e realizadas em ambiente compartilhado que ultrapassa os limites físicos das atuais varas.

Inicialmente, a CPE/Santos abrangerá os processos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Federais, ressalvada posterior ampliação, que será objeto de ato próprio. Até que o acervo da Subseção seja completamente virtualizado, inclusive no que tange às ações criminais, a área de distribuição continuará cumprindo todas as rotinas referentes aos processos físicos, inclusive as tarefas afetas ao protocolo, caso necessário.

Organização

Desde que o Programa foi aprovado pelo Conselho, dois grupos de trabalho (um na Diretoria do Foro e outro em Santos) se formaram para auxiliar na implantação do projeto, prospectando soluções inovadoras a fim de que as tarefas sejam realizadas de forma simplificada, célere e adequada. Além disso, os grupos propuseram medidas para aperfeiçoar o trabalho, sistematizando procedimentos e sugerindo boas práticas.

Cerca de 15 servidores foram inicialmente capacitados para trabalhar no projeto piloto. O treinamento promoveu a integração da equipe e a preparação para atuar no ambiente eletrônico, com foco no trabalho colaborativo. Foram abordados temas como desenvolvimento de competências comportamentais, mapeamento e análise de fluxos de trabalho, design de serviços e gestão de processos no ambiente do PJe, entre outros.

Nova política institucional

Um dos principais motivos que levou à criação do Programa e-Vara foi a necessidade de adequação do fluxo dos processos, das competências dos servidores e da padronização de serviços frente à nova realidade tecnológica.

Idealizado no Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo – iJuspLab, o Programa passou por diversas etapas de debate, onde magistrados e servidores tiraram suas dúvidas e enviaram críticas e sugestões.

O ponto de partida da modificação foi a constatação de que existe um paralelismo entre, de um lado, o modo como os feitos judiciais tramitam e, de outro, a forma como se organizam as estruturas responsáveis por esse processamento.

Esse modelo organizacional não é o resultado do acaso, mas sim das necessidades inerentes à forma como o processamento judicial ocorria na Justiça Federal. Uma vez que os feitos tramitavam fisicamente, isto é, em suporte papel, parte significativa do trabalho das unidades judiciárias era dedicado a tarefas de âmbito burocrático.

Com o Programa, as varas federais, chamadas e-Varas, terão auxílio das centrais de apoio à atividade jurisdicional (CPEs), mediante atuação padronizada e compartilhada para execução de atos de forma transcendente às unidades judiciárias. O objetivo é obter resultados céleres e adequados, com a digitalização dos processos e incentivo ao teletrabalho.

As CPEs auxiliarão exclusivamente no processamento de ações eletrônicas em tramitação no ambiente do PJe, ficando os demais feitos a cargo das respectivas e-Varas.
O Fórum da Justiça Federal em Santos está localizado na Praça do Rio Branco nº 30, centro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile