Quando registrou sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), em 1ª de fevereiro de 2012, o Facebook reconheceu formalmente a necessidade de rentabilizar a sua audiência móvel.
À época, a rede social admitia que e falta de musculatura nessa área tinha potencial de afetar negativamente sua receita e resultados financeiros.
Ao que tudo indica, a maior rede social do mundo fez o dever de casa e os piores receios ficaram para trás, ao menos no que se refere à rentabilização de seus usuários móveis.
Ao anunciar os resultados do quarto trimestre de 2012, nesta semana, a maior rede social do mundo deu destaque ao crescimento das receitas oriundas de anúncios móveis.
Durante o trimestre, a publicidade móvel representou 23% do total da receita com anúncios do Facebook, que por sua vez cresceu 41% em um ano, para US$ 1,33 bilhão.
No trimestre anterior, a receita móvel havia sido de US$ 153 milhões, ou 14% da receita total com publicidade da plataforma de relacionamento.
“Hoje não se questiona que o Facebook é uma empresa de telefonia móvel”, disse o presidente-executivo do site social, Mark Zuckerberg, em teleconferência esta semana, conforme relata o The Wall Street Journal. “Dois trimestres atrás, nós realmente não tínhamos qualquer receita móvel”, complementou o CFO da rede, David Ebersman.
De acordo com o Facebook, no fim de 2012 em torno de 680 milhões de usuários de smartphones acessavam ativamente o app da rede a cada mês, 57% a mais do que um ano antes.
A receita total do Facebook cresceu de 40% no quarto trimestre de 2012, para US$ 1,59 bilhão. Mas o lucro líquido no período caiu 79% na comparação anual.