Publicidade
Início Notícias Mercado brasileiro de PCs deve crescer 16% neste ano

Mercado brasileiro de PCs deve crescer 16% neste ano

0
Publicidade

O bom desempenho das vendas PCs no último semestre do ano passado no Brasil fez a IDC elevar as projeções para este ano. Segundo a consultoria, as vendas de PCs no país devem atingir 12,8 milhões de unidades, um crescimento de 16% ante os cerca de 11 milhões de computadores pessoais comercializados em 2009. A IDC frisa que a expansão será impulsionada pelos notebooks e netbooks.
No ano passado, o mercado brasileiro de PCs registrou queda de 6,4% em relação a 2008, embora o último trimestre tenha foi o mais expressivo em vendas, quando foram entregues 3,1 milhões de computadores.
Luciano Crippa, analista do setor de PCs da IDC Brasil, observou que um dos destaques no ano passado foi o aumento de 20% nas vendas de notebooks, puxadas pelos usuários domésticos, governo e o setor de educação.
Dados da IDC apontam que as vendas de notebooks avançaram 36% no segmento de usuários domésticos, enquanto que no mercado corporativo houve retração de 16%. Já a categoria de desktops teve queda de 16% no ano passado, considerando a soma dos mercados doméstico e corporativo.
"O mercado brasileiro de PCs nunca havia sofrido queda anual de vendas no segmento corporativo, mas em 2009, por conta da crise financeira mundial, as empresas cortaram recursos e postergaram a compra de equipamentos para 2010 e 2011", analisou Crippa.
Além disso, segundo a IDC, o mercado cinza registrou queda de três pontos percentuais na comparação de 2009 com 2008. Para este ano, a previsão da consultoria é que a participação desse mercado seja ainda menos expressiva, devido principalmente a legalização das marcas importadas, que buscam entrar no mercado nacional via distribuidores, como Acer e Asus.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile