Publicidade
Início Notícias E-Commerce Pesquisa mostra que marketplaces digitais são o futuro do comércio

Pesquisa mostra que marketplaces digitais são o futuro do comércio

0
Publicidade

As conclusões da pesquisa “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement”, realizada pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, revelam a força dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais e o crescimento dessas plataformas que têm facilitado a gestão de empresas de diversos segmentos da indústria pelo mundo.

A pesquisa foi realizada com aproximadamente 1.000 pessoas (100 do Brasil) entre tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI, que trabalham para empresas de nove grandes indústrias com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários no Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.

Um dos resultados mais significativos da pesquisa no Brasil foi que 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos, sendo que 58,7% fizeram esse movimento de forma significativa. Esse impacto nos negócios tem a qualidade dos produtos diretamente ligada, pois 46,3% afirmaram que frequentemente nos últimos dois anos o seu processo de aquisição opera com a mesma eficiência.

De acordo com a pesquisa, o tipo de software utilizado para a realização de compras nas empresas muda de acordo com as necessidades do negócio. 73,9% disseram que usam algum marketplace digital no processo de compras e 21% consideram utilizar a tecnologia no futuro próximo.

Um número interessante e que mostra que ainda há muito espaço de crescimento para esse segmento é a quantidade de empresas (38,4%) que afirmaram que usam pela primeira vez um marketplace digital quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares, enquanto 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas para entender as opções disponíveis no mercado, antes de escolher a melhor para as suas necessidades.

Dos brasileiros ouvidos na pesquisa, 48,2% afirmaram que entre 5% a 24% de suas compras globais de softwares corporativos são feitas digitalmente de maneira recorrente, e 38,4% nos últimos dois anos.

A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, 37,5% das empresas têm de 2 a 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguido por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são 65% dos principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares corporativos, ou seja, os principais líderes e executivos das empresas têm papel fundamental na estratégia de compras de tecnologias de gestão dos negócios.

No Brasil, as principais áreas de interesse dos participantes da pesquisa foram: Aplicações de análise e inteligência de mercado, Experiência do cliente, Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), Banco de dados e gerenciamento de dados, e ferramentas de desenvolvimento. A maioria dos respondentes atua no mercado de produtos e serviços de tecnologia e de bens de consumo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile