Publicidade
Início Comunicações Mobile Mercado mundial de smartphones deve crescer 7% neste ano, projeta Gartner

Mercado mundial de smartphones deve crescer 7% neste ano, projeta Gartner

0
Publicidade

O mercado  global de smartphones deve crescer 7% neste ano em volume de unidades vendidas, passando de 1,4 bilhão em 2015 para 1,5 bilhão, segundo projeção do Gartner. De acordo com o instituto de pesquisas, esta será a primeira vez que a indústria do setor terá expansão de apenas um dígito. No ano passado, o crescimento havia sido de 14,4% em relação a 2014.

De acordo com Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da Gartner, o crescimento de dois dígitos no mercado global de smartphones “acabou”. Para ele, a desaceleração nas vendas de celulares nos Estados Unidos e na China devem puxar o setor para baixo, com estimativa de crescimento 0,7% para o mercado chinês e 0,4% nos EUA.

No caso dos chamados mercados emergentes, o Gartner acredita que haverá um aumento nas vendas, porém, pequeno. O destaque será a Índia, com expectativa de 29% de crescimento neste e com tendência de expansão de dois dígitos por mais dois anos.

‘Smartphone longa vida’

Mesmo com um crescimento significativo no mercado indiano, a consultoria criticou os fabricantes mundiais por não reduzirem os preços de seus smartphones de entrada de linha abaixo dos US$ 50 (como acontece com os feature phones) nos países emergentes. Essa medida poderia evitar a retração do setor.

O Gartner acredita que, até 2019, 150 milhões de usuários deixarão de comprar um novo celular na região da Ásia, a não ser que haja uma queda significativa de preços. O prolongamento da vida útil dos celulares pelos usuários atinge também os chamados mercados maduros (América do Norte, Europa Ocidental e Japão). Uma das razões para isso são os contratos complexos definidos pelas operadoras e a falta de inovação nos novos aparelhos.

Considerando o mercado de handsets como um todo (ou seja, a soma de smartphones e feature phones), o varejo mundial deve comercializar 1,94 bilhão de unidades neste ano, o que representará praticamente uma estagnação, com crescimento de 1,5% em relação ao ano passado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile