Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Trend Micro alerta para golpes de engenharia social associados a um suposto...

Trend Micro alerta para golpes de engenharia social associados a um suposto preview do Windows 9

0
Publicidade

Pesquisadores da Trend Micro têm identificado esquemas que tiram vantagem do lançamento do Windows 9, agora em setembro. Uma das ameaças foi encontrada utilizando algumas combinações de palavras chaves como: Windows 9, grátis, vazamento e download, em populares ferramentas de busca. A ameaça envolve websites potencialmente maliciosos que oferecem o que parece ser um download gratuito do ainda não lançado Windows OS.

W9
Figura1. Blog oferecendo download gratuito do Windows 9

Os usuários que clicam no link “Download now”, são redirecionados para uma página de download que oferecem um arquivo de 5,11 GB. Quando é dada sequência a aquisição do programa, o usuário é redirecionado mais uma vez para outra página, onde é instruído a baixar um gerenciador de vídeo. O arquivo (VideoPerformanceSetup.exe) é um adware detectado como ADW_BRANTALL.GA.

Após uma análise mais aprofundada, é possível perceber que o arquivo de 5,11 GB, faz o download de uma edição repaginada do Windows 7 junto com um punhado de utilitários de software, ao invés de uma nova versão do sistema operacional. A configuração de idioma padrão para a instalação é o Português (Brasil).

Também foram encontradas duas outras ameaças relacionadas a onda do Windows 9. A primeira é similar a já apresentada – outro blog oferecendo o download gratuito da nova versão do sistema, por trás de um link de hospedagem de serviço. A diferença entre as duas está no arquivo que é baixado no computador. Neste caso, o adware é o detectado como ADW_INSTALLREX.GA. Quando executado, ele faz o download de arquivos identificados como ADW_WAJADH, ADW_SPROTECT, e ADW_MULTIPLUG, respectivamente.

A Trend Micro encontrou ainda uma página de vídeo do Youtube com um link para o download do sistema em sua descrição. Ao clicar no link, o usuário faz o download de dois arquivos: um nomeado como Keygen.exe, e o outro como Setup.exe. Os dois foram detectados como ADW_OUTBROWSE.GA. Nas duas ameaças, os links foram verificados como grayware.


Figura 2. Página do Youtube oferecendo o download para o Windows 9

Este afluxo de ameaças aproveitando rumores da data de lançamento do Windows 9 como um preview para desenvolvedores comprova que os cibercriminosos sempre irão utilizar assuntos que estão em pauta no momento para atrair potenciais vítimas. Até o lançamento oficial do produto, outras ofertas de preview devem aparecer e, após a chegada dele ao mercado, possíveis códigos para versões livres também devem surgir na internet. É importante que o usuário fique atento e sempre aguarde notícias oficias do lançamento para adquirir, em locais confiáveis, o produto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile