Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Kaspersky Lab alerta sobre vulnerabilidades em equipamentos domésticos

Kaspersky Lab alerta sobre vulnerabilidades em equipamentos domésticos

0
Publicidade

A Internet das Coisas (IoT) pode melhorar as vidas dos consumidores  de muitas maneiras, mas o problema é que os dispositivos são projetados pensando na funcionalidade sem considerar sua segurança, afirmou Roberto Martinez, analista de segurança da equipe global de pesquisa e análise (GReAT) da Kaspersky Lab na América Latina. Segundo dados da indústria, cerca de 37 bilhões de dispositivos estarão conectados até 2020, o que mostra que esta tecnologia chegou para ficar.

Para exemplificar, Martinez fez a demonstração de uma fechadura convencional que se comunica via Bluetooth com o telefone celular do usuário e facilita o ingresso à residência sem a necessidade de uma chave física. A fechadura, disponível por 199 dólares pela internet e em redes de lojas internacionais de automação residencial, funciona por meio de uma chave digital que o usuário cria para seu smartphone e nos dispositivos de outras pessoas. Para abrir a porta, basta o usuário tocar a fechadura e estar com o celular no bolso com a chave digital habilitada.

“A tecnologia Bluetooth Smart está alavancando a Internet das Coisas. Ela é uma tecnologia de curto alcance, mas robusta e que tem sido adotada mundialmente por seu custo acessível e baixo consumo de energia. No entanto, não está livre de vulnerabilidades”, alerta o especialista.

Mostrou ainda como um criminoso poderia interceptar a comunicação entre o dispositivo do usuário e a fechadura digital utilizando um adaptador Bluetooth USB simples, disponível na internet em qualquer loja de artigos para o lar. Este dispositivo conseguiria interceptar os pacotes de dados da conexão Bluetooth, dando ao golpista a chance de clonar a chave digital e acessar livremente à residência sem precisar forçar a fechadura.

Ele alertou sobre o Shodan, um navegador de buscas de dispositivos globais conectados à internet com acesso aberto e que pode ser um recurso valioso para ataques, pois oferece informações como endereço IP, tipo do dispositivo, sua função e localização.

“Vemos dispositivos que conectam os usuários à internet (modems / roteadores) com a opção de acesso remoto habilitada. Isso aumenta os riscos de um terceiro comprometer a segurança do próprio modem e os dispositivos conectados à rede interna. Os internautas localizados nos países que concentram o maior número de dispositivos com essa configuração precisam prestar atenção”, afirma o analista.

De acordo com os dados desse buscador, o México ocupa o primeiro lugar no ranking mundial com quase um milhão de modems com esse recurso. Seguido pela Colômbia com um pouco mais de 226 mil, Indonésia (217.000), Índia (193.000) e Irã (168.000). O Brasil conta com 11.761 dispositivos conectados.

“Nos países latinos, falamos  ‘’minha casa é sua casa’’ para deixar nossa residência à disposição de amigos. No entanto, quando não consideramos a segurança em dispositivos conectados à internet, os criminosos poderão dizer o contrário: sua casa é minha casa. Uma geladeira, uma televisor, uma fechadura e até um carro conectado coletam informações sobre nossos hábitos e preferências para facilitar nossa rotina, mas essas informações podem ser usadas contra nós em ataque contra nossa privacidade ou até mesmo à nossa segurança física”, enfatiza Martinez.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile