Publicidade
Início Blogueria Como utilizar a LGPD com o objetivo de conformidade e inovação?

Como utilizar a LGPD com o objetivo de conformidade e inovação?

1
Publicidade

O mês de agosto inaugurou um momento até então esperado e, ao mesmo tempo, temido pelo mercado brasileiro. Isso porque o período marca o início da vigência das sanções administrativas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou seja, da atuação verdadeira e legítima da autoridade pública sobre o assunto.

Neste contexto, é necessário que os experts de prateleira deixem de comprar a ideia fast-food de que a LGPD é uma legislação de inúmeras proibições e com ausência de instrumentos práticos para resolução de problemas. Outra ideia do setor dos enlatados é a percepção de que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) atuará com extrema paciência, esperando inerte que as empresas adotem práticas de conformidade.

Os extremos são produtos vencidos e que precisam ser prontamente descartados. A urgente necessidade deste momento é a de desconstruir mitos sobre a LGPD e a proteção de dados que foram até então amplamente propagados.

A digitalização de cadeias de abastecimento, a transição das operações do meio físico para o virtual e a intensa percepção do uso de tecnologias orientadas à ótica Data Driven fez com que o uso e a importância dos dados nas operações de negócio tomassem proporções de necessidade e velocidade até então inimagináveis.

Assim, a LGPD segue o exemplo e a estrutura da maior parte das legislações de privacidade ao trazer suas regras com o sentido de garantir a adoção de novas práticas de governança, segurança cibernética e organização do sistema de interceptação e coleta massiva de dados. A postura do operador de compliance desta Lei deve ser a de interpretar seus preceitos sob a égide da neutralidade tecnológica e um sistema global de boas práticas.

Com esse fundamento, não se deve pensar na proibição em si quando há a oportunidade de entender as novas tecnologias e ferramentas que podem ser aplicadas ao negócio para que aquilo que já se realiza possa ser feito com mais segurança e eficiência. As atuações do CISO (Chief Information Security Officer), do CIO (Chief Information Officer) e do DPO (Data Protection Officer) se encontram justamente neste trabalho.

O diálogo interoperacional entre estes gerenciadores da Segurança da Informação e de Privacidade da empresa deve sempre possuir o objetivo de construir soluções e processos novos que sejam capazes de continuar gerando receitas, ao mesmo tempo que analisa o ambiente em que a atividade está inserida para minimizar riscos, mitigar vulnerabilidades e adotar os recursos tecnológicos e procedimentos que garantirão a segurança.

Sob o aspecto da privacidade, neste campo, a preocupação deve ser adequar o processo para que ele colete o mínimo possível de dados e atinja com maior eficiência os objetivos pretendidos pela finalidade desenvolvida na análise de riscos. A Lei deve, portanto, ser um motor de criatividade e possíveis inovações no modelo de como a atividade é desenvolvida.

A organização do suitability pelas instituições financeiras segue modelo de abordagem criativa apresentado. O processo para verificar a adequação de um cliente ao portfólio de investimentos coleta um agrupamento de dados que irá gerar novas informações com relação ao perfil, apetite de risco e tolerância de perdas. A atividade é altamente regulamentada e necessária para minimizar as perdas e melhorar o nível de personalização da relação entre cliente e instituição financeira.

Outro exemplo interessante é a atividade que alguns varejistas utilizam de coleta de dados pessoais para obtenção de perfil individualizado de consumo. Com essa personalização, o titular receberia as comunicações de ofertas com base no seu potencial interesse individual.

O trade-off, neste caso, é extremamente positivo para as duas partes, pois dentre os inúmeros benefícios que podemos citar está a realização de uma relação comercial com maior pessoalidade e ganho de potencial de compra. Novamente, a preocupação para esta atividade deve ser sempre com aspectos dos meios de segurança da informação aplicados e das condutas de minimização e aderência de finalidade na coleta.

Para levantar as fragilidades e riscos das atividades da empresa, é imprescindível que o grupo “DPO, CIO e CISO” possua como principal roadmap de atuação o trabalho conjunto em criar um planejamento de governança para promover uma cultura de segurança em que a proibição e a punição deem lugar ao espaço de flexibilidade, criatividade e adesão às novas tecnologias. Tudo para garantir o equilíbrio proposto entre segurança, privacidade e geração de receitas.

Estimativas da Verizon, em seu Relatório Data Breah Investigations Report, de 2020, apontam que 17% de todas as violações de dados que ocorreram em 2020 foram causadas por conta de erro humano ou comportamentos inadequados, como a utilização de dados reais em ambientes de desenvolvimento ou o armazenamento acidental de dados confidenciais em ambientes públicos ou abertos. Esse cenário pode chegar a custar bilhões para uma empresa, pois a estimativa média de 2020 da IBM sobre o custo médio de um vazamento de dados foi de 4,24 milhões de dólares por incidente, um aumento significativo de 10% com relação à estimativa do ano anterior.

O mesmo raciocínio pode e deve ser aplicado para a atuação fiscalizatória da ANPD. O projeto de resolução da atuação de monitoramento da Autoridade apresenta a fórmula de fiscalização por ciclos e classificação de faixas indicativas, mecanismo parecido ao que já ocorre na atuação regulatória do mercado financeiro.

A orientação pedagógica não retirará o caráter de possibilidade sancionatória, tendo em vista que o trabalho dentro de um Ciclo de Monitoramento será individualizar a percepção do nível de conformidade em privacidade da empresa com o máximo possível de elementos específicos sobre a estrutura do negócio.

O projeto normativo do Regulamento de Fiscalização da ANPD traz a imagem mencionada de uma atuação por partes. A Autoridade, baseando-se na experiência de outras entidades fiscalizatórias e de processo coletivo, como na atuação do CADE, Mercado Financeiro e os ajustamentos de conduta na Tutela Coletiva, apresentará de início medidas de conformidade e regularização para posteriormente avançar no processo administrativo sancionatório.

O gestor precisará entender que a Autoridade utilizará como premissa para a atividade fiscalizatória a gestão de riscos e o estímulo à cultura de proteção de dados visando o equilíbrio entre a geração de receitas e a autorregulação no tema da privacidade.

A Minuta da Resolução mencionada traz em sua norma a menção explícita de que a aplicação da sanção será precedida por uma fase de regularização ou um plano de conformidade e que o não cumprimento das medidas indicadas neste planejamento levará ao escalonamento da atuação do órgão regulatório e à adoção dos instrumentos repressivos como a multa ou a proibição de realizar a atividade de tratamento.

Dessa forma, analisar a lei como uma carta somente de proibições individuais lhe fará correr dois riscos de alta sensibilidade e ambos com relevante perda financeira: o impacto na perda de agilidade e tomada de decisões nas atividades de seu negócio ou a não conformidade com os aspectos globais de privacidade e proteção de dados citados que culminará, em algum momento, na aplicação de multa pela Autoridade.

O conselho fundamental para os próximos meses é a contínua adaptação. Da mesma maneira que na natureza uma mudança no ecossistema força que espécies se adaptem entre hábitos e comportamentos para sobreviverem, a empresa necessita replicar essa flexibilidade para não incorrer na extinção de seu negócio.

Marco Aurélio Souza Mendes, consultor de Data Privacy da ICTS Protiviti.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile