A Yasuda Seguros, subsidiária da Sompo Japan Insurance Inc, escolheu a Fujistsu como fornecedora das soluções aplicadas no projeto de modernização da sua infraestrutura de tecnologia da informação (TI).
O projeto começou com a atualização do sistema legado de aplicações da seguradora, que tem sede em São Paulo e está presente no mercado brasileiro há mais de 50 anos.
A empresa armazenava os seus principais dados de negócio em uma plataforma de aplicações mainframe, que rodava há mais de 40 anos. Mas havia a necessidade de reduzir custos e modernizar os processos para que as operações fossem mais rápidas e realizadas com maior estabilidade e agilidade.
Outro objetivo era reduzir o tempo gasto na janela de processamento das apólices, o que aumentaria o tempo hábil para fechar negócios.
A preocupação, porém, era com processo, que envolve o core business do cliente, como emissão de apólices de seguros, pagamentos de corretores, relatórios para agências regulatórias, integração com bancos e companhias de impressão de documentos, além das várias interfaces com soluções de aplicação e de middleware da empresa.
A empresa não poderia correr o risco de perder dados e o sistema não poderia sofrer paradas durante a migração.
A solução apresentada pela Fujitsu foi migrar a plataforma mainframe para a plataforma Windows .Net e SQL Server. Para a migração do sistema foram utilizadas as linguagens NetCobol for .NET e C# em conjunto com soluções de migração específicas para plataforma mainframe, como o NeoBatch, NeoSort e NeoData, totalmente integradas ao ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Studio 2010.
Todo o projeto de migração levou cerca de um ano e meio, entre conversão, testes e ajustes para que o “turn-key” acontecesse em apenas um final de semana.
“Estudamos durante todo esse tempo a melhor maneira de trocar a plataforma com o mínimo de impacto aos usuários e que fosse realizado num curto espaço de tempo”, ressalta Armando Yoshicatsu Miyoshi, diretor de vendas de serviços da Fujitsu.