Publicidade
Início Notícias Negócios HERE e BMW desenvolvem solução inovadora para gerenciamento de tráfego em Copenhague

HERE e BMW desenvolvem solução inovadora para gerenciamento de tráfego em Copenhague

0
Publicidade

Integrar dados de diversas fontes para gerenciar o trânsito de maneira eficaz é o principal objetivo de um projeto desenvolvido recentemente em Copenhague, capital da Dinamarca, pela HERE Technologies, BMW Group e Technolution, empresa especializada no desenvolvimento de produtos eletrônicos e soluções de software para informações técnicas e sistemas integrados.

Essa inovação reduz o risco de acidentes e promove eficiência, com o cálculo da melhor rota para motoristas e a melhor distribuição do tráfego para as rodovias. O levantamento também poderá direcionar condutores em rotas longas para o uso de semáforos escalonados, evitando zonas de baixa velocidade ao redor de escolas, por exemplo.

Para que a solução funcione da melhor forma possível, a HERE vai fornecer uma estrutura de dados flexível, capaz de se adaptar às necessidades locais com mapas de alta definição, trânsito e informações sobre acidentes, e a BMW Group fornecerá a interface para carros e clientes. Por último, a cidade de Copenhague e suas autoridades de tráfego vão fornecer dados adicionais, incluindo regiões com a realização de eventos ou com grandes construções, além de informações detalhadas sobre locais de estacionamento.

A nova plataforma fornecerá informações em tempo real sobre acidentes, bloqueios de estradas ou engarrafamentos, ajudando motoristas, autoridades de trânsito e provedores de serviços a fornecerem diferentes orientações de rota para os mais variados acontecimentos. As cidades também podem dispor da ferramenta para organizar fluxos originados de grandes eventos esportivos, como a separação entre áreas para carros, transporte público, bicicletas e pedestres.

Tecnologia a serviço do trânsito

A iniciativa integra o projeto SOCRATES   2.0, que tem o objetivo de demonstrar maneiras de resolver os desafios de mobilidade em cidades e áreas urbanas, dando ênfase à criação de soluções por meio da colaboração entre o poder público e privado.

O grupo, cuja sigla em português pode ser traduzido como “Sistema de Serviços Coordenados de Estradas e Serviços Automotivos para Eficiência e Segurança no Trânsito”, reúne diferentes empresas dos setores automotivo, prestadores de serviços diversos, provedores de mobilidade, entre outros, e tem a Comissão Europeia como co-fundadora.

Outra iniciativa do projeto SOCRATES 2.0 também em uso demonstra a ligação entre o controle de tráfego e o controle de veículos pela criação de ferramentas dinâmicas que otimizem o fluxo. Se um túnel, por exemplo, tem uma alta incidência de trânsito em um ponto de pedágio, o centro de controle de tráfego pode diminuir o pedágio local ou direcionar o fluxo para uma rota alternativa. A informação será retransmitida para os condutores que estão no veículos, o que vai resultar em uma melhor distribuição do tráfego, evitando congestionamentos enquanto motoristas economizam tempo e dinheiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile