Publicidade
Início Blogueria Digital Workplaces geram satisfação e engajamento de equipes

Digital Workplaces geram satisfação e engajamento de equipes

0
Publicidade

Quando entramos em uma rede social, como Facebook ou Twitter, em pouco tempo encontramos memes e brincadeiras lamentando a segunda-feira ou esperando o final de semana chegar. Esse clima reflete bem a insatisfação e inquietação justamente da geração que está mais conectada e que faz parte da maior fatia de profissionais no mercado de trabalho. A chamada Geração Y, ou Millenials, é formada pelas pessoas que nasceram a partir dos anos 1980 e que chegaram ao mercado defendendo conceitos de flexibilidade, colaboração e qualidade de vida e que mudaram o perfil das equipes em todos os setores.

Esta é uma geração que acredita no trabalho pela ação e não pelo local onde o profissional está. Uma mudança que começa no conceito e na cultura das empresas e que tem na tecnologia um meio para viabilizar estas necessidades. Daí surgiram os Digital Workplaces, ambientes virtuais que permitem uso conjunto de aplicativos para o profissional realizar suas atividades de forma colaborativa a partir de qualquer lugar, com qualquer dispositivo conectado à rede e em qualquer horário.

Diferentes de ambientes de Intranet, os Digital Workplaces permitem acesso a todos os arquivos e aplicativos que o profissional usaria no ambiente da empresa. Permitem também a interação entre equipes a partir de um notebook, um tablet ou do smartphone, sem a necessidade de um equipamento mais robusto, como o de uma sala de videoconferência.

Pesquisa mundial realizada pela PWC releva que 80% do seu networking global é composto por representantes da geração Y. Mas, ao contrário do que costumamos ler a respeito, esta não é uma geração de insatisfeitos. Os profissionais da geração Y têm um perfil diferente e reconhecer este novo conceito de colaborador é essencial para conquistar talentos e adaptar o perfil da empresa a esta nova força de trabalho.

Uma das principais características da chamada geração do milênio é a necessidade de equilibrar vida pessoal e profissional. Neste contexto, flexibilidade de horário e de local de trabalho estão entre os aspectos mais valorizados. Outro estudo, dessa vez da Deloitte, aponta que 75% dos profissionais entre 22 e 37 anos gostaria de trabalhar em locais onde sente-se mais produtivo e que 88% adotaria um horário de trabalho mais flexível.

Há algum tempo a Unify tem observado esta tendência de comportamento profissional. A pesquisa global “New Way to Work”, realizada pela em 2014, já apontava a predisposição por mudança. Entre 900 profissionais ouvidos, 43% responderam que trocariam de emprego por uma posição mais flexível. A mesma pesquisa apontou que entre 800 profissionais de todos os níveis de hierarquia e de diferentes setores, 43% prefeririam um trabalho flexível a um aumento de salário.

Uma das soluções desenvolvidas para atender esta nova realidade é o Circuit da Unify, uma solução que oferece tudo o que as equipes precisam em um único aplicativo. Permite acesso instantâneo a pessoas, informações e conteúdo e mantém os profissionais conectados, com foco na produção e com controle do que realmente importa. O sistema permite acesso instantâneo a arquivos e informações compartilhadas no histórico de conversas, reunindo todo o conteúdo relevante em um só lugar com segurança e privacidade.

Ao se adaptar ao perfil das novas gerações de profissionais, empresas conquistam maior engajamento e produtividade e reduzem os índices de rotatividade nas equipes. O representante da geração Y, quando encontra um ambiente de trabalho com o qual se identifica, passa a comportar-se menos como “empregado” e mais como “colaborador” a serviço de um bem comum, que são os bons resultados para a empresa como um todo.

Carlos Castro, head de Mercados e Pre-sales para América Latina na Unify, marca da Atos para soluções de colaboração e comunicação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile