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92% dos shopping centers brasileiros já compram energia no mercado livre

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Nove em cada dez shopping centers brasileiros recorrem hoje à aquisição de energia no mercado livre, quando a negociação é feita diretamente entre o consumidor e geradoras ou comercializadoras de energia quanto a preço, volume e forma de pagamento. A iniciativa permite aos empreendimentos maior economia e também adequar o consumo às metas de sustentabilidade. Esta informação consta em estudo inédito elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), que mapeou iniciativas em sustentabilidade e os três pilares da agenda ESG no setor.

Além do indicador de que 92% dos shoppings recorrem ao mercado livre de energia, o levantamento também traz os dados segmentados por região do país. No Nordeste, 97% dos shoppings empregam esse tipo de contrato de fornecimento de energia, região seguida pelo Norte (94%), Sul (91%), Sudeste (90%) e Centro-Oeste (85%).

O Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 pontua que a aquisição de energia no mercado livre não somente impacta positivamente nos custos operacionais, mas também confere uma maior independência na gestão energética. Segundo o estudo, a escolha permite alinhar as operações com metas de sustentabilidade, contribuindo para um cenário mais eficiente e ecologicamente consciente.

“É fundamental às empresas pensarem em como conciliar seu desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, seja através da gestão de resíduos, água ou energia elétrica, e toda a sociedade ganha quando há mais eficiência no uso dos recursos naturais, que são finitos e devem ser objeto de políticas estratégicas e responsáveis”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce.

O executivo também destacou outros aspectos da gestão eficiente da energia e emprego de iluminação natural, e ressaltou dados do estudo: 93% dos shoppings aproveitam luz natural, proveniente de claraboias, janelões ou iluminação zenital (quando a incidência é da parte superior do projeto arquitetônico), além de 91% dos shoppings contarem com mais de metade dos seus espaços com iluminação LED, garantindo maior eficiência energética e consumo até 85% inferior a lâmpadas fluorescentes, por exemplo, além de melhorar a qualidade da iluminação oferecida aos frequentadores.

Consolidação do ESG

O setor de shoppings no Brasil vem investindo cada vez mais em iniciativas ESG, abrangendo as diferentes frentes dos três pilares da sustentabilidade. E o Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 contou com entrevistas feitas no período de março a junho deste ano, a partir de parceria entre a entidade e a ASAS – Agência de Soluções Ambientais e Sociais. O estudo tem o objetivo de mapear essas iniciativas, incentivar práticas sustentáveis e dar maior visibilidade às ações já realizadas pelos empreendimentos.

Os shopping centers têm ampla relevância econômica e social no país. O setor recebe a cada mês 443 milhões de visitas em seus 628 empreendimentos espalhados pelo país, tornando-se grandes plataformas de viver, sendo conhecidos como locais de compras, mas também de lazer, gastronomia e entretenimento.

“Para os shopping centers, adotar boas práticas ESG implica não apenas na redução do consumo de recursos naturais, mas também na melhoria da eficiência operacional, promoção da diversidade e inclusão, busca pela equidade e preocupação com as comunidades locais. São ações de longo prazo que vem transformando de forma contínua o setor em um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável e consciente”, complementou o executivo.

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