Publicidade
Início Blogueria O reflexo das mudanças empresariais na área de TI

O reflexo das mudanças empresariais na área de TI

0
Publicidade

Se falarmos então das últimas ocorrências de 2008-2009 relacionadas á crise financeira americana, o reflexo das mudanças empresariais na área de TI fica ainda mais evidente.

A partir dessa constatação, surgem algumas questões intrigantes: Como otimizar os recursos de TI em tempos de mudanças constantes? De que forma ajustar as mudanças com recursos financeiros limitados?

Solução mágica não existe. A gestão financeira dos serviços de TI e a visão rateada destes custos pelas áreas de negócio atendidas, não é tarefa simples.

Porém, algumas ações dão resultado: o primeiro passo é definir um catálogo de serviços de TI com a lista de atividades técnicas e funcionais atendidas pela área; definição do processo de atendimento adotado de acordo com o tipo de atividade, e o esforço médio para a execução a partir da complexidade técnica da solicitação. Estes pontos práticos ajudam a tornar mais claro o volume e custo dos serviços prestados por TI às áreas de negócio e os recursos necessários pra isto.

Além disso, no cenário atual de algumas empresas, a pressão por redução de head-count é uma realidade. Frente a isso a contratação de um parceiro de serviço pode ser uma alternativa, pra que a equipe de TI tenha condições de focar seus recursos-chave, por vezes escassos, na adaptação e evolução dos aplicativos ao negócio. Porém, as empresas que optam por essa alternativa, devem buscar um parceiro que comprometa-se com um volume definido de entregáveis mensais pois com isso o parceiro se compromete com a eficiência.

Mas como ficam os investimentos financeiros dentro desse modelo de outsourcing? O investimento é flexível, ou seja, varia de acordo com o volume de demanda de cada empresa ou até mesmo com o ciclo do negócio do cliente. O modelo de entrega pode ser compartilhado, dedicado ou misto e os grupos de serviço são atrelados a SLAs específicos, ou seja, os entregáveis do serviço são claramente definidos, com medição e relatórios mensais.

Sabemos que cada empresa tem seus desafios em particular de acordo com sua vertical de atuação, mas o ponto comum a todas elas é conseguir reverter o cenário de recursos financeiros limitados para o de recursos melhor aproveitados.

* Renata Galle é gerente de Serviços de Outsourcing de Aplicações da Stefanini

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile