Publicidade
Início Notícias Profissional Hackathon promove desenvolvimento de apps para o cidadão

Hackathon promove desenvolvimento de apps para o cidadão

0
Publicidade

Campinas recebe nos dias 5 e 6 de março um Hackathon – maratona de programação – com o objetivo de criar projetos de softwares e soluções tecnológicas para a Administração Pública e os cidadãos. O evento será promovido pela IMA – Informática Munícipios Associados, Prefeitura Municipal de Campinas e pela Sensedia. Os participantes poderão  usar a base de dados relacionados à Prefeitura de Campinas para criar aplicativos e soluções tecnológicas úteis para a população.

“A IMA cuida de toda a infraestrutura digital de Campinas, incluindo os sistemas de gestão urbana, financeiro, saúde e atendimento como o 156”, explica Fábio Pagani, presidente da organização. Segundo ele, a expectativa é que o hackathon traga boas ideias que possam ser implementadas posteriormente. “O evento faz parte das iniciativas de estímulo à inovação e empreendedorismo em Campinas”, conta.

Como participar

Se você gosta de programar e quer participar da maratona de programação da IMA, acesse o site http://www.ima.sp.gov.br/hackathon e faça sua pré-inscrição. Os critérios de seleção incluirão conhecimento de diferentes tecnologias e histórico profissional. Você poderá, também, colocar links para seu portfolio, apps e outros trabalhos realizados.

“A maratona de programação resultará em produtos que colaborem para a reinvenção do governo, proporcionem maior visibilidade e transparência dos dados públicos, bem como benefícios aos cidadãos”, afirma Fábio Luiz, coordenador de sistemas na IMA. Serão 24 horas de programação, já que o evento se encerra somente no dia 6, a partir das 9 horas, com a demonstração dos apps. Uma banca composta por cinco pessoas irá selecionar e premiar os criadores dos melhores apps.

A iniciativa de realizar o hackathon partiu tanto da IMA quanto da Secretaria Municipal de Gestão e Controle da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). De acordo com Thiago Sampaio Milani, diretor de controle preventivo e Igor Nogueira de Camargo, coordenador de prevenção e orientação da Secretaria, as expectativas da Prefeitura são muito positivas em relação ao evento, uma vez que será uma oportunidade para tratar de dados abertos governamentais contando com a sociedade na construção de apps inteligentes e soluções. “O hackathon será um grande aliado da lei de acesso à informação e é muito importante envolver a população neste evento”, afirma Milani.

Enquanto a IMA está atuando para disponibilizar os dados técnicos da Prefeitura de Campinas, a Sensedia constrói as APIs e oferece sua plataforma, API Suite, para gerenciamento das mesmas.“Os participantes poderão utilizar informações municipais relevantes para o desenvolvimento dos apps. Os dados serão disponibilizados antes do início do evento, acompanhados de documentações que os contextualizem e detalhem”, ressalta Fábio Luiz.

Segundo Fábio Rosato, gerente de consultoria da Sensedia e responsável pelo projeto, o foco do hackathon é a criação de uma rede colaborativa de usuários que poderão contribuir para uma cidade mais inteligente. “Campinas tem um ambiente propício à inovação e tem tudo para ser posicionada como uma cidade digital. E quanto mais usuários estiverem conectados, melhor será a eficiência da rede”, conta Fábio Rosato. Assim como no hackathon da ONG Transparência Brasil, realizado pela Sensedia em 2014, um dos objetivos deste projeto é incentivar a inovação aberta, trazendo soluções mais criativas para a população a partir de dados da Prefeitura Municipal.

Sobre a IMA

Fundada em 1976, a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) é uma empresa de economia mista que tem como principal acionista a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC). A IMA presta serviços nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e evolução de todos os sistemas que atendem à PMC. Além disso, possui um datacenter e estrutura de telecomunicações que oferecem suporte a todo o ambiente, com segurança e disponibilidade. Os principais clientes da IMA são prefeituras, entretanto várias de suas soluções atendem aos demais níveis da administração pública direta e indireta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile