Publicidade
Início ESG Equinix faz um dos maiores acordos de compra de energia na Europa

Equinix faz um dos maiores acordos de compra de energia na Europa

0
Publicidade

A empresa global de data center e infraestrutura Equinix e o desenvolvedor de energia renovável wpd assinaram sete contratos de compra de energia (PPAs) de 20 anos que fornecerão mais de 100 MW de capacidade e mais de 300 GWh por ano de produção de energia renovável na França, informa o site Mobile Europe.

O Acordo de Compra de Energia, um dos maiores do género assinado em França, foi facilitado pela Schneider Electric e inclui quatro projetos eólicos na Nouvelle-Aquitaine, dois em Hauts-de-France e um parque eólico no Pays de la Loire. O acordo prevê apoio financeiro a longo prazo para ajudar a promover a implantação de energias renováveis ??em França e dar um contributo importante para a descarbonização da rede.

O acordo é a vigésima iniciativa de compra de energia da Equinix a nível global, somando-se a uma capacidade global contratada de 912 MW nos EUA, França, Finlândia, Espanha, Portugal e Suécia e a empresa continua a aumentar significativamente o seu investimento em energia renovável em todo o mundo.

A pressão para que os data centers acelerem a descarbonização nunca foi tão forte, mesmo com a IA ameaçando explodir o uso de energia em todo o mundo. Investidores ecologicamente conscientes e clientes corporativos de data centers exigem emissões mais baixas.

Na União Europeia – UE, com a entrada em vigor da Diretiva de Eficiência Energética (EED) e da Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) (esta última exige que cerca de 50.000 empresas reportem as suas emissões diretas e indiretas a partir de 2024), centros de dados (com um sistema de TI instalado demanda de energia de pelo menos 100 quilowatts) precisarão fornecer relatórios públicos detalhados sobre seu uso e desempenho energético. A taxonomia da UE também inclui uma referência ao Código de Conduta Europeu sobre Eficiência Energética de Centros de Dados. De acordo com a ING Research baseada na Bloomberg New Energy Finance , a Equinix está entre os maiores compradores corporativos de energia renovável – atrás apenas da Meta, Google e Amazon no espaço tecnológico.

Altamente impactante

Soluções de PPA como estas são ferramentas de alto impacto para atingir metas de sustentabilidade para as empresas e demonstram a maturidade dos PPAs em França. Para a wpd, os PPAs permitem diversificar as suas opções de financiamento para projetos de energia eólica em desenvolvimento. Este acordo também representa um grande passo em frente especificamente para a wpd France, aumentando a sua posição como um importante player no mercado francês e europeu de PPA. A Wpd já possui uma vasta experiência neste campo, tendo assinado o seu primeiro PPA com líderes industriais globais em 2013.

“Estamos orgulhosos de assinar um dos maiores PPAs da história francesa, marcando um marco significativo na França e ressaltando a dedicação global da Equinix em investir em soluções de energia renovável”, disse o diretor-gerente da Equinix França, Régis Castagné. “Através do alinhamento com os objetivos de produção de energia renovável da própria França, estamos muito satisfeitos por contribuir de forma positiva e proativa para a descarbonização e os investimentos renováveis ??do país.”

“Acordos deste valor em França são raros e o compromisso de longo prazo da Equinix com acordos de compra de energia em sete locais demonstra a sua crença de que a expansão da infraestrutura digital inovadora deve andar de mãos dadas com a redução do nosso impacto no planeta”, afirmou a Schneider Electric Global. vice-presidente de tecnologia limpa e renováveis, John Powers.

Os contratos entrarão em vigor o mais tardar em 2025 – apoiando a energia renovável em França até ao ano 2045. As Garantias de Origem (GO) geradas a partir do projeto serão atribuídas às localizações da Equinix em todos os onze data centers da empresa em França.

A Equinix disse que foi a primeira na indústria de data centers a se comprometer a se tornar neutra para o clima, alinhada a uma meta aprovada de curto prazo com base científica, para a redução de emissões em suas operações globais e cadeia de fornecimento até 2030. É também signatária fundadora do Pacto para Operadores de Centros de Dados Neutros em Clima da UE, que lidera a defesa e orienta o desenvolvimento de requisitos de sustentabilidade para que a indústria de centros de dados da UE se torne neutra em termos climáticos até 2030.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile