Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Plataforma Veeam restaura dados da Prefeitura de Itaúna em 24 horas após...

Plataforma Veeam restaura dados da Prefeitura de Itaúna em 24 horas após ataque ransomware

0
Publicidade

A Prefeitura de Itaúna, cidade com aproximadamente 100 mil habitantes situada no estado de Minas Gerais, escolheu a Veeam Data Platform para conduzir uma atualização completa do seu ambiente de TI, em parceria com a MGDATA. E já colheu frutos. Após um ataque de ransomware, a Veeam permitiu a rápida restauração da infraestrutura de TI da administração pública, colocando a maioria dos usuários online novamente em um período notável de menos de 24 horas.

“A MGDATA detectou a ameaça imediatamente e bloqueou o acesso à Internet para impedir o ataque”, disse Cláudio Machado, Diretor de Informática da Prefeitura de Itaúna. “O Veeam Instant Recovery restaurou o nosso ambiente de TI em apenas 15 minutos a partir do último ponto de restauração conhecido anterior ao ataque. Colocamos a maioria dos usuários em funcionamento novamente em 24 horas, antes de restaurar todos os serviços em 53 horas, uma grande conquista. Não gosto nem de considerar qual teria sido o resultado se não fosse pela Veeam e pela MGDATA! Em muitos eventos similares a este, ocorridos no estado de Minas Gerais, foram registrados mais de oito dias de paralisação total dos serviços dessas prefeituras”.

O parceiro migrou todos os sistemas de TI da organização para sua plataforma de nuvem privada e configurou o acesso remoto para os funcionários do município por meio de thin clients em cada desktop. “A adoção da abordagem thin client reduziu drasticamente nossos custos de TI e melhorou o desempenho. Também nos deu capacidade de proteger os dados, que antes estavam fora de alcance. Por exemplo, o backup de nossos principais sistemas costumava levar 48 horas — esse número caiu para quatro horas, graças à Veeam. Costumávamos fazer backup desses sistemas a cada dois dias, mas agora fazemos a cada 30 minutos”, disse Machado.

Hoje, mais de 1.300 funcionários da Prefeitura de Itaúna acessam serviços de TI hospedados na nuvem da MGDATA por meio de aproximadamente 500 thin clients. Usando a Veeam, a organização protege 60 TB de dados, com sistemas críticos com backup mais rápido e frequente do que antes, além de criptografar seus backups por padrão, ajudando o órgão a atender aos requisitos das leis brasileiras de privacidade de dados. Além disso, os backups agora são imutáveis por no mínimo sete dias, proporcionando uma camada extra de resiliência. “As regras da LGPD agora exigem que criptografemos nossos backups, então nossos novos recursos da Veeam chegaram na hora certa”, disse Machado. “Com backups criptografados e imutáveis, também estamos muito mais protegidos contra o comprometimento de nossos dados.”

Com um ambiente de TI mais moderno e dinâmico, a Prefeitura de Itaúna está capacitando seus colaboradores para melhor atender à crescente população da cidade. Olhando para o futuro, a organização deseja implementar soluções de cidades inteligentes, incluindo a implementação de CCTV para melhorar a segurança pública. Ela usará a Veeam para proteger e fazer backup de todos os dados de CFTV, que totalização vários petabytes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile