De acordo com estudo da consultoria E-Consulting, realizado com as 50 maiores fabricantes de bens de consumo do Brasil, a Ambev é a empresa que mais se transforma digitalmente.
Em uma escala de 0 a 5, a fabricante de bebidas chegou a 3,88, por fortalecer sua atuação em marketplaces B2B, incluir conceitos de Internet das Coisas (IoT) em sua linha de produção, desenho de ofertas e serviços nativos digitais com foco na melhor jornada de compra do consumidor e inovação colaborativa.
Além da Ambev, a lista traz a seguintes companhias no ranking: Unilever (3,63); Natura (3,50); O Boticário (3,13) e BRF (3,13). Segundo a E-Consulting, as empresas que estão mais avançadas no uso de elementos digitais em seu modelo “core” de negócio vão conseguir se adaptar e prosperar na era digital. Desta forma, terão capacidade de continuar produzindo riqueza para seus acionistas e clientes ao longo do tempo.
A consultoria ainda acredita que o setor de bens de consumo irá evoluir cada vez mais para um modelo de atuação próximo ao varejo, com ações voltadas para o branding experiencial, o relacionamento com cliente que ele conhece e, por decorrência, vendas mais contextualizadas e personalizadas.