Publicidade
Início Notícias Comunicações Município de Pato Branco instala luminárias inteligentes

Município de Pato Branco instala luminárias inteligentes

0
Publicidade

Por meio de suas luminárias inteligentes, a Juganu está realizando a primeira implementação de small cells 5G do Brasil em Pato Branco (PR). A iniciativa ocorre em colaboração com a Claro e com a Embratel, que irão fornecer e habilitar a quinta geração de rede móvel na iniciativa, e os dispositivos utilizam a plataforma Qualcomm FSM 100xx 5G RAN para small cells da Qualcomm.

O projeto ocorre em colaboração com o município paranaense. As luminárias inteligentes são dispositivos que, além de fornecer iluminação mais eficiente e com baixo consumo de energia, possuem funções como telegestão, câmeras de monitoramento e conexão com a internet para a população através de Wi-Fi público. Dez luminárias inteligentes estão em funcionamento desde dezembro de 2022 e, por meio de Licença de Uso Temporário do Espectro, quatro delas passarão a ser conectadas com 5G da Claro e da Embratel.

De acordo com o cronograma federal, o município receberia a conexão 5G apenas em 2028. Contudo, as luminárias fornecerão em breve sinal 5G ao entorno, permitindo que os moradores já possam experimentar as possibilidades da conectividade de quinta geração da Claro e da Embratel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile