Publicidade
Início ESG Netapp aumenta o uso de energia renovável em 113%

Netapp aumenta o uso de energia renovável em 113%

0
Publicidade

A NetApp empresa de infraestrutura de dados inteligente, lançou seu Relatório ESG 2023, apresentando importantes resultados e a criação de ferramentas para auxiliar seus clientes a fazerem o mesmo.

Neste grande desafio, que incentiva empresas e tomadores de decisão a buscarem diversas medidas de sustentabilidade, confiança e inclusão, a NetApp se mostra engajada com o futuro do planeta e permanece focada em seu compromisso. Em 2023, sua inovação e evolução ESG ajudaram seus clientes, parceiros, acionistas e funcionários a alcançarem um desenvolvimento sustentável.

Em sua quarta edição, o relatório anual de ESG mostra uma estratégia impulsionada por dados e construída a partir da certeza de que a tecnologia pode influenciar mudanças positivas. “À medida que ampliamos nossa sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sabemos que a tecnologia é vital para a criação de um mundo mais sustentável, inclusivo e conectado”, diz Beth O’Callahan, diretora jurídica da NetApp.

Destaques do relatório ESG de 2023 da NetApp

A sustentabilidade no data center continua a ser uma das adversidades mais complexas do mercado, e a NetApp continua encarando de frente esse desafio. Enquanto a quantidade de dados cresce exponencialmente, a procura pela sua retenção e utilização também aumenta – e manter estes dados disponíveis pode ampliar o consumo de energia. Assim, os clientes buscam na NetApp soluções para gerenciar seus dados com eficiência e segurança. Foi nesse contexto que a empresa lançou, no início de 2023, o NetApp® BlueXP™, um painel que oferece insights em tempo real sobre a sustentabilidade da organização, recomendando melhorias para atingir suas metas e minimizar a pegada de carbono dos sistemas de TI.

A NetApp é reconhecida no mercado como uma empresa verde, firme em seu caminho para alcançar seus objetivos ambientais. Baseada em dados, ela trabalha continuamente para melhorar a eficiência energética, reduzir sua dependência de fontes de energia com utilização intensiva de carbono e conservar recursos nas comunidades onde seus colaboradores vivem e trabalham. “Também aumentamos o uso de energia renovável em nossas operações em 113% em relação à nossa linha de base. Além disso, acabamos de receber uma medalha de ouro da EcoVadis, a principal agência de classificação ESG baseada em evidências, que fornece classificações de fornecedores nas áreas de meio ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis”, conta Beth. Esta medalha de ouro coloca a NetApp no ranking dos top 5% de todas as empresas avaliadas pela EcoVadis.

Além dos sistemas de TI, a NetApp também está comprometida em desenvolver soluções para gerenciar o impacto ambiental das operações comerciais. Em seu próprio negócio, a empresa trabalha para limitar seu impacto direto, reduzindo a utilização de recursos e o desperdício nos data centers e escritórios – sua principal fonte de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) de âmbito 1 (emissões diretas) e âmbito 2 (emissões indiretas, provenientes do consumo de recursos).

“Em 2023, nossa sede internacional em Cork, na Irlanda, recebeu a certificação LEED Platinum e nossas instalações em Wichita (EUA) funcionam 100% com energia eólica, além de apresentarem paisagens resistentes à seca, sistemas de captação de chuva e guarda-sóis automáticos. Nosso campus em Bangalore (Índia) usa uma combinação de geradores eólicos, miniusinas hidrelétricas e usinas solares locais para obter quase 90% de energia renovável”, completa a executiva.

O relatório de ESG aponta que a empresa já reduziu suas emissões de escopo 1 e 2 em 31% em relação à sua linha de base, com expectativa de cumprir sua meta de redução de emissões de escopo 3 (indiretas, provenientes da cadeia de valor) até 2030.

As emissões de escopo 3 representam mais de 90% do inventário total de emissões da empresa. “Compreendemos que a redução das emissões associadas a toda a nossa cadeia de valor é de importância crítica e estamos trabalhando com fornecedores e clientes para reduzir essas emissões, mitigar o nosso impacto global e atingir a nossa meta de âmbito 3”, explica Beth. No ano fiscal de 2023, a empresa lançou uma iniciativa de envolvimento de fornecedores para medir suas emissões de escopo 3 e atingir reduções com mais precisão.

O compromisso da NetApp com a diversidade e a equidade decorre de seus valores fundamentais, estratégia de negócios e crença na igualdade de oportunidades para todos. A empresa acredita que equipes diversas em pensamento e experiência refletem melhor os clientes e as comunidades que atendem, além de serem mais fortes, inovadoras, e terem melhor desempenho.

Depois de contratar seu primeiro Diretor de Diversidade no início deste ano, a companhia expandiu e renovou seus Grupos Empresariais de Recursos de Funcionários; fortaleceu parcerias de talento, diversidade, equidade, inclusão e pertencimento; ganhou vários prêmios de local de trabalho e diversidade, como o Glassdoor Best Places to Work de 2023; e conquistou um lugar no Disability Equality Index (Índice de Igualdade para Deficiência de 2023), uma iniciativa da Associação Americana de Pessoas com Deficiência que cria um ranking e benchmarking de empresas com ações mensuráveis e tangíveis para a inclusão de PCDs.

Servindo continuamente comunidades locais e globais onde atua, o Data Explorers, programa exclusivo de impacto social da NetApp se concentra na lacuna de competências em dados, já beneficiou, até hoje, mais de 75.000 alunos do ensino fundamental e médio em todo o mundo.

Protegendo dados, mas de forma sustentável

Os clientes confiam à NetApp seu bem mais valioso: seus dados. Utilizando a mesma abordagem extensiva à privacidade e segurança de dados que implementam em suas próprias operações, protegem cuidadosamente os ativos de seus clientes e ganham sua confiança. A empresa conduz auditorias rigorosas por terceiros independentes e credenciados para confirmar que seus produtos e serviços atendem aos padrões mais exigentes do setor.

A NetApp continua inovando, ajudando a transformando um mundo disruptivo em oportunidades para todos os clientes, auxiliando-os a terem sucesso e a tornarem o futuro melhor. “Sabemos que este trabalho não está concluído. Ao apostarmos na inovação, continuaremos a reduzir o nosso impacto ambiental coletivo e a impulsionar mudanças positivas através do nosso portfólio em 2024 e além”, finaliza Beth O’Callahan.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile