Publicidade
Início Notícias Promon cria instituto de tecnologia

Promon cria instituto de tecnologia

1
Publicidade

A Promon anunciou a criação do Instituto de Tecnologia Promon, que funcionará com um centro para estimular a discussão e análise de tecnologias e negócios emergentes, seus impactos e viabilidade, em três áreas consideradas prioritárias: energia, tecnologias da informação e comunicações e desenvolvimento sustentável. A iniciativa é parte de uma das diretrizes da empresa, que é a de incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas às cadeias produtivas do país.

Sem fins lucrativos e com uma postura autônoma na condução de suas atividades, o Instituto de Tecnologia Promon será patrocinado inicialmente apenas pela própria empresa. Ele contará com um diretor-executivo e um conselho composto por mais cinco integrantes, sendo três profissionais da Promon e dois externos, com experiência nas áreas acadêmica e corporativa.

A direção-executiva do instituto ficará a cargo de Ricardo Corrêa Martins, sendo que Paulo Fragelli presidirá o conselho, composto ainda por Luiz Ernesto Gemignani, Hugo Brodskyn e dois membros externos, os professores José Fernando Perez e Michal Gartenkraut.

A idéia da criação do Instituto de Tecnologia Promon, segundo Martins, surgiu da constatação da inexistência de um fórum com a neutralidade necessária para a análise imparcial e o debate sobre a aplicação de tecnologias emergentes, tendo também por objetivo estimular a geração e difusão do conhecimento. ?Nossa intenção é criar mecanismos efetivos para a discussão de tecnologias que serão utilizadas daqui a dez ou 20 anos e que contribuirão para o desenvolvimento do Brasil?, afirma.

De acordo com ele, o instituto estabelecerá convênios de cooperação com conceituados centros universitários e de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no país e no exterior. A primeira iniciativa é o convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo escopo inclui incentivo financeiro, com patrocínio de bolsas-prêmio para mestrandos e doutorandos selecionados que estejam desenvolvendo projetos sobre temas estratégicos nas áreas consideradas prioritárias pelo instituto.

Além disso, o centro promoverá a divulgação do conhecimento por meio de eventos, como debates e seminários sobre tecnologias emergentes de impacto futuro, relacionados aos seus temas-foco. Os palestrantes serão, prioritariamente, especialistas de centros de pesquisa tecnológica, do Brasil e do exterior e do setor privado. O público-alvo será formado por dirigentes e formadores de opinião de importantes empresas do mercado, pesquisadores e investidores.

O primeiro seminário está agendado para este mês e terá como tema as tecnologias para o futuro da cadeia produtiva de bioetanol no Brasil. Ainda neste ano deverão ser realizados outros seminários abordando questões relacionadas às tecnologias que transformarão os mercados de informática e telecomunicações e à engenharia para o desenvolvimento sustentável. Os eventos, que não terão qualquer custo aos participantes, serão destinados a grupos de no máximo 60 convidados e deverão se realizar no auditório da Promon, em São Paulo.

Além disso, o Instituto de Tecnologia Promon editará periodicamente uma publicação técnica sobre temas relacionados as tecnologias emergentes em suas áreas-foco, que será distribuída nos seminários. A tiragem prevista é de 2 mil exemplares. Além do formato papel, a revista será disponibilizada eletronicamente no site do Instituto. Esse último, além de divulgar informações sobre as atividades do Instituto, estimulará a criação de fóruns de discussão, promovendo o intercâmbio de informações e opiniões, expandindo assim a atuação dos seminários.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde, sou professor da rede pública estadual e agora estou atuando como vice diretor da escola da família e planejando um projeto de educação ambiental aqui na escola e, consequentemente, na comunidade local.
    Neste programa existem alguns estagiários de faculdades locais, que recebem incentivos (bolsas) para atuarem no programa e, para tanto, abrimos a escola nos fins de semana para que a comunidade participe de ações sociais, de entretenimento, educacionais, esportivas, profissionais, dentre outras. Dentro de nossas atividades, estamos desenvolvendo um projeto de conscientização da comunidade quanto a sustentabilidade e a preservação ambiental, com palestras, cursos e atividades laborais que visem lucros, sem danificar o ecossistema e que, ao contrário, o proteja, através de reutilizações, reciclagens e atitudes de consciência “verde”.
    Gostaria de saber se vocês têm interesse de ser nossos parceiros e de que forma poderiam nos ajudar, visto que somos carentes de verbas e materiais para que o projeto se desenvolva e tome proporções maiores e que, de fato, dê resultados favoráveis ao meio ambiente e às gerações futuras.
    Muito obrigado.

    Professor Geovane Nunes
    Vice diretor da Escola da Família
    E.E. Profª Elza Facca Bonilha Martins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile