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Pequenos e médios negócios impulsionam o mercado de serviços para empresas

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O mercado de serviços para empresas (B2B – business-to-business), cresce num ritmo acelerado e, com ele, surgem diversas oportunidades de negócios. Para contribuir com o entendimento das principais tendências do mercado de serviços B2B, o Google encomendou um estudo baseado em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que atuam no Brasil.

A pesquisa mostra que a grande maioria das empresas (90%) opta por contratar soluções de tecnologia prontas ao invés de desenvolvê-las internamente. Em média, cada empresa contrata de 3 a 4 soluções para diferentes áreas do negócio. E as pequenas e médias empresas (PMEs) são as principais responsáveis pelo crescimento do setor: nove em cada dez empresas com até 49 funcionários contratam softwares, plataformas de serviços ou tecnologia, sendo os MEIs (Microempreendedores Individuais) os maiores contratantes (73%), seguidos pelas PMEs (Pequenas e Médias Empresas) ou EPPs (Empresas de Pequeno Porte) (23%).

Comércio lidera adoção de tecnologia entre empresas menores; indústria assume nas grandes

No segmento de empresas com até 50 funcionários, o comércio é o setor que mais se destaca na contratação de soluções de tecnologia, com 79% das PMEs e 76% dos MEIs buscando ferramentas para otimizar seus negócios. Já nas empresas com mais de 250 funcionários, a indústria assume a liderança, com 44% das empresas entre 250 e 999 funcionários, enquanto 60% das empresas com mais de 1.000 funcionários contratando soluções tecnológicas.

Em termos de volume de contratação, as soluções para gestão de recursos (ERP, sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) é o destaque, estando presente em cerca de 9 de cada 10 empresas (87%). Na sequência, compras (55%), logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios (24%).

Nos últimos dois anos, as plataformas para e-commerce ganharam destaque, com 62% das empresas contratando esse tipo de solução pela primeira vez, a maioria delas (70%) nos últimos seis meses. Já as soluções de benefícios e educação são as que mais variam em volume de contratação entre portes de empresas, sendo priorizadas pelas empresas de grande porte. Apenas 20% das MEIs contratam plataformas de benefícios, contra os 80% de companhias com mais de 1 mil funcionários. Em softwares de educação, os números variam de 19% (MEI) para 63% (+ 1 mil funcionários).

“Analisando a pesquisa e o momento do mercado, é nítido que as pequenas e médias empresas no Brasil buscam, cada vez mais, contratar soluções de tecnologia para facilitar o dia a dia e ganhar eficiência operacional”, explica Fernanda Doria, Diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas no Google Brasil. “O mercado de serviços para empresas no Brasil está em franca expansão, impulsionado principalmente pelas pequenas e médias empresas, que têm o desafio de construir negócios de sucesso no Brasil. Ao investir em tecnologia, as PMEs otimizam seus processos, aumentam a produtividade e se tornam mais competitivas, abrindo um leque de oportunidades para o crescimento do setor de serviços como um todo”, completa.

Principais fatores na tomada de decisão

De acordo com o estudo, a busca por esse tipo de solução é motivada por duas questões principais: o desejo de facilitar o dia a dia e ter mais eficiência – e quanto maior o porte da empresa, mais relevante é a busca para reduzir os custos nessa equação (97% das empresas com mais de 1 mil funcionários, contra 93% das MEI); e a insatisfação com plataformas anteriores, por motivos que incluem aumento de preço, atendimento ruim, falta de inovação e dificuldades de uso. Sobre este último quesito, a falta de inovação é a principal queixa de pequenas e médias empresas (reclamação de 64% das MEI, 72% das PMEs e 71% das médias), enquanto dificuldades de uso e atendimento ruim afetam mais as grandes empresas (média de 77% e 72%, respectivamente).

O networking e a pesquisa no Google são as principais fontes de informação para as empresas que buscam soluções de tecnologia: 76% das empresas utilizam indicações de fornecedores, 66% contratam fornecedores que já conheciam ou ouviram falar, 65% buscam informações com profissionais da área e 63% pesquisam no Google. As MEIs (64%) e PMEs (60%) são as que mais utilizam o Google para mapear fornecedores, enquanto as empresas com mais de 250 funcionários preferem as indicações.

“Para se destacar nesse momento da jornada, é importante que empresas que buscam crescer no mercado se serviços B2B invistam no fortalecimento de suas marcas. Dados internos do Google mostram que o volume de buscas por marcas mais que dobrou nos últimos quatro anos. Isso significa que, ao buscar por uma solução B2B, as empresas tendem a buscar por uma marca que já conhecem. Então, para aparecer para este mercado, é preciso um investimento para que a sua solução se torne conhecida”, completa Fernanda Doria.

A pesquisa rodou em duas fases: a primeira, qualitativa, foi conduzida pela Liga Pesquisas e contou com 36 entrevistas em profundidade online, com tomadores de decisão de contratação de empresas – a distribuição da amostra considerou mix de área de atuação, de porte e de regiões. A segunda, quantitativa, foi conduzida pela empresa de pesquisas Quantas e envolveu mais de 400 entrevistas telefônicas com empresas que contrataram softwares/plataformas nos últimos dois anos, para as áreas de finanças, tecnologia, RH, suprimentos e logística de todos os portes, em todo Brasil.

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