Produtora de bebidas instantâneas e sobremesas em pó, como refrescos, gelatinas, isotônicos, achocolatados e bolo de caneca, a Casadoce utiliza o software de business intelligence QlikView.
A adoção foi feita em um momento considerado crucial ao seu negócio: quando de sua aquisição pelo Alothon Group. O objetivo era garantir a conformidade em três quesitos importantes: processos, gestão e finanças.
A ferramenta ajudou a Casadoce com a análise de informações, proporcionando poder para a rápida tomada de decisão de negócios, além de trazer oportunidade de crescimento.
O projeto, que será concluído em julho deste ano, tem participação da Inteligência de Negócios, empresa especializada em apoiar a gestão nas companhias.
Com o QlikView, a empresa pode manter uma gestão centralizada e padronizada de indicadores e relatórios gerenciais, minimizar o tempo “gasto” em preparações de relatórios e em respostas aos clientes, oferecer mobilidade aos gestores, cruzar informações de diversas fontes de dados e dar acessibilidade aos colaboradores de todas as áreas.
“A solução foi essencial para a eficiência que desejávamos com a reestruturação da empresa após a aquisição”, comenta Fabiano Boccia, diretor administrativo e financeiro da Casadoce.
Segundo ele, os dados consolidados podem ser acessados por todas as áreas de maneira organizada, o que agiliza e facilita a tomada de decisão. Além disso, os custos foram reduzidos em 30%.
Os primeiros setores que se beneficiaram da solução de BI foram o comercial, o financeiro e o de supply chain. Os colaboradores das três áreas, cerca de 20 pessoas, foram treinados pela Academia IN, uma das ofertas da Inteligência de Negócios.
As melhorias foram evidentes já no primeiro mês de utilização. No departamento de finanças, por exemplo, eram necessários 20 dias para concluir o processo de resultados com a consolidação manual dos dados.
Agora, a equipe consegue entregá-lo já no quarto dia útil do mês e dar apoio ao negócio, ao invés de perder tempo contabilizando e conciliando o que passou.