Publicidade
Início Notícias Inovação Embora priorizem crescimento, líderes de TI não estão prontos para lidar com...

Embora priorizem crescimento, líderes de TI não estão prontos para lidar com inovação

0
Publicidade

Apesar das empresas se voltarem cada vez mais aos recursos digitais para encontrar novas fontes de receita e conduzir o crescimento, poucas estão preparadas para a velocidade da inovação centrada no cliente ou para as inúmeras opções de negócios que definirão a próxima geração de líderes do mercado. É o que mostra estudo do Gartner realizado com mais de 2,3 mil CIOs no ano passado, o qual revela que, embora 64% dos CEOs listam o crescimento como a principal prioridade para este ano, 51% dos CIOs disseram que não podem responder em tempo hábil às oportunidades digitais, enquanto 42% afirmaram não ter as habilidades necessárias para permitir a digitalização.

Diante deste cenário, onde ainda 70% dos CIOs disseram que pretendem mudar seu mix de abastecimento nos próximos três anos, a consultoria sugere que os executivos devem se afastar de abordagens “feitas para durar” e caminhar para estratégias “criadas para se adaptar”.

“Esta é claramente uma oportunidade para a organização de TI demonstrar o seu valor crescente para os negócios e se reinventar como um motor de crescimento”, disse Claudio Da Rold, vice-presidente e analista do Gartner. “No entanto, muitas empresas de TI simplesmente não estão prontas para suportar este tipo de inovação e mudanças rápidas”, ressaltou.

Para enfrentar este desafio, a consultoria recomenda aos líderes de TI abraçar uma nova abordagem denominada “terceirização de adaptação”. Esta abordagem ajuda as organizações a se afastar de uma estratégia tradicional de abastecimento em camadas e tem como objetivo adaptar a sua terceirização de TI a responder muito mais rapidamente às mudanças na demanda dos clientes, ou para aproveitar oportunidades em novos setores e mercados.

Neste sentido, muitos CIOs estão criando uma organização de TI bimodal, que consiste em aproveitar alguns pontos importantes, tais como: reutilizar processos, ferramentas e modelos de abastecimento que ajudam a avaliar e reduzir riscos e permitir a obtenção de resultados dentro dos prazos requeridos existentes, bem como evitar o uso de procedimentos de conformidade e segurança para reduzir ou até mesmo acabar com a inovação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile