Publicidade
Início Blogueria Você está pronto para a Nova Civilização do Distanciamento?

Você está pronto para a Nova Civilização do Distanciamento?

0
Publicidade

A História da Civilização não se divide necessariamente pelo tempo cronológico. Episódios de magnitude global que tiveram grandes impactos políticos e econômicos marcaram o nascimento de novas eras, separando nosso processo evolutivo entre antes e depois de determinados fatos históricos. Integram a linha do tempo destes momentos de grandes rupturas, por exemplo, as guerras mundiais, as migrações que desenharam novos mapas geopolíticos, a Revolução Industrial e, há pouco mais de duas décadas, a Revolução Digital.

Muitos historiadores provavelmente irão atribuir ao nascimento da Internet a semente da Idade Digital. É um marco, sem dúvida. Mas, inegavelmente, o COVID-19 será lembrado como o grande propulsor do surgimento de uma nova humanidade transformada pela conectividade e reinventada pelo uso intenso de ferramentas tecnológicas.

A pandemia do novo coronavírus será apontada como a catalisadora irreversível desta transformação digital, dividindo a era tecnológica, iniciada lá atrás pelos primeiros provedores de acesso, entre AC/DC – Antes do COVID-19 e Depois do COVID-19, como já bem sublinharam vários analistas.

A invenção da indústria digital, que, vale lembrar, só germinou em virtude de desbravadores como Bill Gates e Steve Jobs, foi apenas o primeiro alicerce para o fortalecimento desta Nova Era em que a tecnologia irá se consolidar como o motor da sociedade em todas as frentes – na economia, na educação, na vida familiar e social, na cultura, nos negócios; it´s all about digital!

O que estamos vivendo, para quem ainda não se convenceu, não é um filme de ficção científica ou episódio da série Black Mirror como muitos que já haviam alertado sobre a ameaça de extermínio da humanidade por pandemias. Estamos apenas dando os primeiros largos passos para a adoção de novos padrões de comportamento sócio-econômico. 

Um Novo Século

A historiadora e antropóloga Lilian Schwarcz já deu sua sentença: o novo coronavírus marca o início do Século XXI duas décadas depois da virada cronológica do século. Nesta nova era, a civilização será, forçadamente, cada vez mais virtual, cada vez mais digital. É um caminho sem volta. 

De acordo com previsões do Imperial College Britânico, o novo coronavírus terá picos e vales de contaminação pelos próximos dois anos, o que implicará em lockdowns periódicos. Ou seja, seguiremos vivenciando, de tempos em tempos, períodos de isolamento como o que estamos experimentando agora.

Mas quais os impactos e que mudanças veremos na sociedade e na economia nos curto, médio e longo prazos? Que caminhos temos que seguir para reconstruir a economia global? 

São perguntas que nos tiram o sono e cujas respostas ainda são incertas. Mas muitas transformações que já estão acontecendo durante a quarentena certamente serão incorporadas ao “novo normal” depois que pudermos sair do isolamento. 

Quais os principais impactos sentidos no curto prazo?

A nova civilização que se avizinha terá como principal característica o distanciamento, inaugurando a Low Touch Economy, conforme o relatório da consultoria multinacional Board of Innovation batizou a nova economia pós-COVID. Com isso, segmentos como turismo, eventos esportivos e musicais, bares e restaurantes e automotivo deverão ter uma curva mais lenta de recuperação, conforme mostra o quadro abaixo do relatório.

Quadro projetando o impacto da pandemia em diversos setores da economia. 

Fonte: Board of Innovation report

No curto prazo deverão ganhar tração negócios que ofereçam ferramentas de digitalização para acelerar novos modelos e transformar a cultura organizacional das empresas para esta nova era, como o aumento da adoção do home office e a diminuição dos espaços dos escritórios, a transposição das reuniões e viagens corporativas para lives em videoconferências e o uso intensivo de ferramentas digitais.

O grande crescimento de acesso aos aplicativos dá uma amostra de quais hábitos estamos mudando desde que o isolamento foi decretado. E a tendência é que continuem em alta por conta da chegada de novos usuários. 

Pela primeira vez, muitos consumidores fizeram suas compras on-line, pediram delivery de comida ou realizaram uma consulta médica por telemedicina e certamente continuarão optando por estes canais no pós-pandemia. Depois que o isolamento foi decretado, houve uma explosão no uso especialmente de apps de comunicação, lojas virtuais, saúde, mídia e entretenimento – assim como outras plataformas de streaming, a Netflix teve um crescimento colossal durante a quarentena, adicionando quase 16 milhões de assinantes, o dobro do previsto pelos analistas para o primeiro trimestre – e uma queda sensível nos serviços de mobilidade, imobiliário e viagens, como demonstra o infográfico abaixo.

Impacto da COVID-19 em popularidade de apps -Fonte: @visualcapitalist

Um dos setores mais impactados já nas primeiras semanas de isolamento foi o das companhias aéreas. De acordo com relatório da United Nations World Tourism Organization, mais de 200 países e territórios impuseram medidas restritivas ou impediram pessoas de atravessar suas fronteiras para conter o avanço do vírus. Com isso, o número médio de voos comerciais diários caiu de mais de 100 mil em janeiro e fevereiro deste ano para cerca de 78.500 em março e 29.400 em abril, segundo dados da Flightradar24. Quando estava fechando este artigo, o presidente Donald Trump proibiu a entrada de brasileiros nos Estados Unidos, zerando o fluxo de viajantes que já havia sofrido sensível redução.

O que esperar do futuro?

São muitas as tendências de avanços e mudanças em diversos setores da vida previstas pelos analistas. Uma delas é a aceleração da Inteligência Artificial, que passará a permear muitas indústrias: aparelhos domésticos, carros, máquinas industriais, medicina, ciência e até a própria relação entre consumidores e empresas, tudo será comandado pela economia dos algoritmos. 

Até 2024, segundo a Juniper Research, as pessoas vão interagir com assistentes de voz em mais de 8,4 bilhões de dispositivos, o que significa superar a população global. O comando por voz irá substituir o toque nas telas. Assistentes pessoais, como o Amazon Alexa e Google Home, tendem a ganhar maior popularidade e outros produtos ´no touch´serão lançados com sistemas de reconhecimento de voz integrados – elevadores, eletrodomésticos, automóveis, tudo será comandado por voz. 

Os humanos irão circular pelo mundo mais e mais com seus avatares, seja através da conexão em plataformas de comunicação (Skype, Zoom, Hangout etc) ou por programas de realidade virtual ou diretamente nos browsers de PCs e smartphones. Seremos muito mais conhecidos e reconhecidos pelas telas do que nos saudosos happy hours da empresa. Sim, voltaremos aos escritórios, bares e restaurantes, mas com novos layouts e muitas restrições.

A revista The Economist informa que, segundo cálculos da Organização Mundial do Trabalho, os setores mais atingidos pelas medidas de distanciamento social empregam 38% da força de trabalho global, ou 1,2 bilhão de pessoas. Todas terão que buscar novas formas de sobreviver dentro desta Nova Economia. 

Para além da tristeza da explosão do desemprego, a mesma matéria aponta outras três tendências: 1) a “desglobalização”, 2)o avanço dos serviços baseados em dados em todos os aspectos da vida (os dados serão definitivamente o novo petróleo), e 3) a inevitável concentração do poder econômico nas mãos das corporações gigantes com a intensificação das fusões e aquisições para garantir a sobrevivência da cadeia de fornecedores, especialmente de negócios difíceis de replicar rapidamente. 

Novos hábitos, novas habilidades

Os hábitos de consumo passarão por uma grande transformação e devem se consolidar no novo normal. Um estudo da McKinsey & Company realizado entre os consumidores brasileiros indicou que cerca de 40% passaram a fazer compras online e o mesmo percentual pretende continuar optando pelos canais digitais depois da pandemia; 35% disseram que irão reduzir idas nas lojas físicas no pós-COVID. Além do forte impacto no varejo, o relatório prevê também uma migração para cidades de menor densidade populacional, onde o custo de vida e o risco de contaminação são menores.

O desenvolvimento de novas habilidades profissionais também será uma demanda crescente no futuro e a educação remota ganhará espaço para viabilizar um aprendizado contínuo fora das salas de aula de tijolos. Em um novo mundo corporativo sustentando por transformações exponenciais constantes e anabolizado pelas novas tecnologias, precisaremos aprender novas profissões por toda vida. 

As empresas, da mesma forma, irão desenhar planejamentos cada vez mais de curto prazo, sendo obrigadas a criar recorrentemente MVPs (mínimos produtos viáveis) que possam ser rapidamente testados, revistos e aprovados. O ´time to market´ será determinante e a velocidade cada vez mais relevante . 

Acompanhar tantas rápidas (r)evoluções impulsionadas pela COVID-19 irá exigir também uma concomitante revisão de aspectos legais, inclusive com a flexibilização de regras em vigor que deixarão de fazer sentido na nova civilização, como já aconteceu com a recente aprovação da telemedicina no Brasil. 

Não há receitas prontas para a nova vida depois da pandemia, mas é certo que as empresas precisarão reforçar investimentos em pesquisa e desenvolvimento para desenhar soluções baseadas nos novos comportamentos dos consumidores. Empresas que conseguirem colocar esses planos em ação para torná-los realidade em vez de mero exercício de futurologia serão as que se tornarão líderes desta nova Era Digital.

São muitas incertezas, mas não é hora de pisar no freio. A inovação e a cultura agile passam a ser o combustível da nova civilização do distanciamento. O que no curto prazo iremos considerar o “novo normal” no longo prazo passará ser o “normal normal”. O estranho será, podem apostar, o “velho normal” que vivíamos antes da pandemia. As novas tecnologias digitais serão a nova eletricidade para ingressarmos nesta nova Civilização do Distanciamento. Esta é a única certeza que temos.

Venâncio Velloso,  Chief Digital Officer na Genial Investimentos e Co-fundador da WebPesados e VTEX.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile