Publicidade
Início Notícias Abinee reclama da demora de concessão dos benefícios da Lei de Informática

Abinee reclama da demora de concessão dos benefícios da Lei de Informática

0
Publicidade

Em reunião realizada nesta quarta-feira (2/7), em Brasília, no MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia, o presidente da ABINEE, Humberto Barbato, discutiu os problemas que as empresas vêm enfrentando em razão da demora de 12 a 15 meses para concessão dos benefícios da Lei de Informática (portarias interministeriais) e em razão do não pronunciamento do MCT sobre relatórios de prestação de contas de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, pendentes há cinco anos ou mais.

O problema ocorreu porque diversas empresas, cujos nomes não foram revelados pela Sepin, foram beneficiadas com isenções fiscais e não fizeram os devidos investimentos nos projetos de pesquisas universitárias, conforme previa a Lei.

O presidente da ABINEE destacou que ?estes fatos vêm trazendo uma enorme insegurança para as empresas não só nos seus negócios e projetos, mas também no campo jurídico, uma vez que, naqueles casos que estejam próximos de completar cinco anos da prestação de contas, a empresa se vê sob a ameaça de sofrer autuação fiscal sob o pretexto de impedir a ocorrência da prescrição do imposto, no caso o IPI?.

?Essa grave dificuldade no gerenciamento dos incentivos fiscais da política de informática tem gerado um ônus para as empresas provocando uma diluição desses benefícios levando muitas delas a reavaliar a relação custo-benefício?, disse Barbato.

O ministro Sérgio Resende, presente à reunião, passou a coordenação para o secretário-executivo, Luiz Antonio Elias, que conduziu o encontro em conjunto com o secretário de Política de Informática, Augusto Gadelha. Ao final, Elias se comprometeu a fazer uma avaliação sobre os problemas apontados e solicitou que nova reunião com a ABINEE e Comissão de Ciência e Tecnologia fosse agendada para o próximo mês de agosto.

Os representantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Julio Semeghini, Bilac Pinto, Gustavo Fruet e Sérgio Nechar comentaram sobre o esforço dos parlamentares na aprovação da Lei de Informática, que estabelece uma política industrial para o setor de Tecnologia da Informação. Os deputados informaram que a comissão está acompanhando o desempenho desta política e manifestaram preocupação em relação às informações recebidas do setor eletroeletrônico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile