Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Após ser intimado por órgão britânico, Facebook agora poderá ser investigado nos...

Após ser intimado por órgão britânico, Facebook agora poderá ser investigado nos EUA

0
Publicidade

A manipulação feita pelo Facebook do feed de notícias de 700 mil usuários, sem permissão, no ano passado, para medir seu impacto emocional — um grupo de usuários recebia notícias positivas e o outro apenas atualizações negativas — ainda vai dar muita dor de cabeça à empresa. Além de ter sido intimada pelas autoridades britânicas a se explicar, a rede social poderá ser investigada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês).

A Epic (Electronic Privacy Information Center) enviou denúncia nesta quinta-feira, 3, à FTC, denunciando o Facebook por quebra das regras de privacidade. A organização, que defende a privacidade dos usuários na web, quer que o órgão investigue a “manipulação ilegal”. “A empresa mexeu propositalmente com a mente das pessoas”, afirma a Epic no documento. A ONG também quer que a FTC exija que o Facebook divulgue o algoritmo do feed de notícias.

Segundo a Epic, o Facebook a manipulação do feed de notícias teve como objetivo testar se humor dos usuários da rede social seria influenciado por mensagens de amigos. O estudo, publicado no início deste mês na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, diz que o Facebook manipulou o feed de notícias dos usuários para filtrar algumas mensagens positivas ou negativas.

Inúmeros especialistas questionaram a ética da execução de testes psicológicos com pessoas, sem consentimento. A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, tentou aplacar o alvoroço causado com a notícia dizendo que a empresa havia feito uma “comunicação falha” sobre o estudo, mas ela não se desculpou por ter feito a pesquisa.

Para a Epic, o projeto não é apenas antiético, mas ilegal. A ONG diz que o Facebook violou o compromisso celebrado com a FTC de obter o consentimento dos usuários. O órgão acusou o Facebook de compartilhar repetidamente os dados dos usuários de forma mais ampla do que autorizado. A rede social afirma, com base em sua política de uso do site, que pode recorrer a informações sobre os usuários para uma ampla gama de propósitos, incluindo pesquisas. Mas a nova política, anunciada em janeiro de 2012, não lista “pesquisa de dados” como uma das utilizações permissíveis.

No início desta semana, o Escritório do Comissário de Informações (ICO, na sigla em inglês), órgão britânico responsável por garantir a privacidade de informações sobre os cidadãos do país, informou que pretende questionar o Facebook sobre o estudo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile