Publicidade
Início Serviços Case Harley-Davidson adota ERP da Totvs para gerenciar toda operação brasileira

Harley-Davidson adota ERP da Totvs para gerenciar toda operação brasileira

0
Publicidade

A Harley-Davidson Brasil implementou o software de gestão da Totvs para suportar toda a sua operação, que faz o acompanhamento do processo completo de fabricação dos 21 modelos de motocicletas produzidos na fábrica de Manaus e apresenta o status do plano de produção às concessionárias e à área comercial, permitindo a priorização de um determinado modelo conforme a demanda de vendas.

A Harley-Davidson utiliza o software de gestão da Totvs desde 1998, sendo que no início de 2014, implementou uma nova versão. O projeto contou com a participação de profissionais da Harley-Davidson dos Estados Unidos, da fábrica no Brasil, e da área comercial da empresa, que, mapearam os processos e definiram o fluxo das rotinas e o escopo do software antes da implementação. Além disso, o projeto contou a participação da Totvs Consulting, que foi responsável pela Gestão da Mudança, que visa minimizar os impactos da transformação na organização, e pela Gestão do Projeto (PMO) durante a implementação.

“A Aderência do ERP da TOTVS às necessidades do mercado brasileiro e o profundo conhecimento da legislação e complexidade do ambiente de negócios no país influenciaram a tomada de decisão. A parceria de longa data entre as duas empresas também fez a diferença na escolha,” informa Celso Ganeko, diretor Superintendente Industrial da Harley-Davidson.

O redesenho do fluxo de processos e a implementação da nova versão da solução conferiu inúmeros ganhos à companhia, porém, o maior impacto foi no chão de fábrica. Em pouco tempo, o sistema conferiu maior produtividade à operação e aprimorou o relacionamento entre as diferentes áreas da companhia no país.

Para garantir a padronização e, ao mesmo tempo, o atendimento à legislação da Zona Franca de Manaus, 95% da matéria-prima vem dos Estados Unidos e 5% é local. A ferramenta controla desde o recebimento do material até a expedição da motocicleta, passando pelo desembaraço das peças, a inserção delas no sistema, controle de estoque, abertura da ordem de produção até o encaminhamento do produto acabado ao estoque. O acompanhamento das rotinas de manufatura é realizado inteiramente dentro do módulo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) que é atualizado conforme o andamento do nível de produção, qualidade e segurança, entre outras métricas da Harley-Davidson.

Visando elevar ainda mais a gestão da produção, a Totvs customizou uma ferramenta inovadora para a companhia, o Doctor Report. Toda mercadoria que chega dos EUA passa por uma inspeção para a entrada na fábrica. Se houver alguma falha no produto, a mercadoria não pode entrar em fabricação. O Doctor Report simplificou a conferência do material e o controle da produção ao reconhecer a ausência de peças e impossibilitar o uso da mercadoria até a sua regularização.

Além disso, a ferramenta viabilizou a criação e a visualização de inúmeros outros processos, aprimorando a relação entre a fábrica, a área comercial e as concessionárias. “Por meio de um portal web, as concessionárias interagem com a nossa área comercial. A informação gerada no ERP durante o processo produtivo alimenta o portal web, facilitando a alocação e a comercialização das motocicletas. A partir da definição de envio da mercadoria para uma concessionária, a solução realiza o faturamento automaticamente”, informa Adriano Martins, gerente de TI da Harley-Davidson Brasil.

Ganeko comenta ainda que a adoção de uma nova versão do sistema foi uma decisão acertada. “Conseguimos reduzir o tempo de produção e processamento das informações, aumentando, ao mesmo tempo, a confiabilidade dos dados. Além disso, a solução possibilitou uma melhor tomada de decisão devido à integração das informações, aprimorando a performance da operação da companhia no Brasil.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile