Publicidade
Início ESG Meta e Fundação CERTI lançam programa de aceleração de startups voltado à...

Meta e Fundação CERTI lançam programa de aceleração de startups voltado à cidadania e transparência

0
Publicidade

Inovação, tecnologia e empreendedorismo para transformar a sociedade – este é o conceito por trás do novo programa de aceleração da Meta, o Citz.Tech, que abre inscrições a partir do dia 10/08. A iniciativa é promovida em parceria pela Fundação CERTI (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras), com o LabHacker – Laboratório de Inovação Cidadã da Câmara dos Deputados e o UK Brazil Tech HUB, iniciativa de empreendedorismo do Governo Britânico.  

O objetivo do programa Citz.Tech é acelerar startups que possam oferecer ao cidadão meios e condições para interagir com o governo, promovendo a cidadania e possibilitando um acompanhamento de suas ações de modo mais próximo, transparente e inovador. O programa possui abrangência nacional, acontecerá de forma híbrida – com etapas online e alguns eventos presenciais –, gratuita e equity-free, com duração estimada de cinco meses. O lançamento, que acontece no dia 10/08, às 10h, no centro de inovação aberta da Meta em São Paulo, contará com a participação das lideranças dos parceiros envolvidos e é aberto à comunidade empreendedora. As inscrições para o evento vão até 05/08 no link indicado na página do Facebook do programa (https://www.facebook.com/citz.tech). 

Entre os principais benefícios oferecidos pelo programa, estão um conjunto de capacitações online, workshops e atividades práticas para guiar os participantes em suas jornadas empreendedoras, assim como networking em uma comunidade exclusiva para ajudar a escalar e dar visibilidade aos negócios, ampliando suas chances de sucesso. Além disso, os participantes aprovados para a aceleração do Citz.Tech terão acesso a mentorias de negócio com especialistas de mercado, além de especialistas da Meta, que irão compartilhar experiências e conexões; também serão oferecidos créditos de anúncios nas plataformas Meta que podem chegar até R$ 25.000,00 para as startups finalistas; um pacote de serviços e ferramentas oferecidos por parceiros; office hours com a equipe executora do programa para o esclarecimento de dúvidas e suporte durante todo o processo; e acesso a potenciais investidores (anjos, aceleradoras, venture capital) em um demo day que marca o fim do processo de aceleração. 

Os interessados poderão se inscrever por meio do formulário disponibilizado na página do Facebook do programa até o dia 09/09. Podem participar indivíduos ou times de até cinco integrantes, residentes no Brasil e com pelo menos 18 anos completos até a data de inscrição, que possuam soluções que utilizam meios digitais, de forma inovadora e escalável, para gerar soluções que possam prover ao cidadão os meios e condições para interagir com o governo, promovendo a cidadania e possibilitando um acompanhamento de suas ações mais próximo, transparente e inovador.  

O programa será composto por duas etapas: (1) inscrições e capacitação e (2) aceleração. Após o período de inscrições, serão disponibilizadas capacitações para os inscritos, e os projetos submetidos serão analisados e avaliados. O resultado final da etapa será divulgado no dia 26/09, para que se inicie, então, a aceleração com as 50 startups mais bem avaliadas. A etapa de aceleração será composta por três fases: validação, evolução e conexão, sendo que, ao final da fase de validação serão selecionadas 25 startups para a próxima fase e, ao final da fase de evolução, serão selecionadas 10 startups para avançarem para a fase de conexão.   

Ricardo Vilela, Gerente de Políticas Públicas da Meta, destaca que “o programa está alinhado com a estratégia da Meta, fomentando a inovação e apoiando a aceleração de negócios de impacto que possam gerar mais oportunidades e acessibilidade aos cidadãos”. Leandro Carioni, Diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, comenta que “a CERTI dispõe de metodologias aplicadas nacionalmente, por meio de programas como InovAtiva e Centelha, que são capazes de impulsionar os empreendedores e suas empresas nos mais variados estágios de desenvolvimento, gerando diversos cases de sucesso, parcerias e conexão com investidores e nesse contexto a instituição entra na parceria com know how para estimular o setor de civictechs do país”.  

Durante todo o programa, as startups estarão inseridas em uma comunidade de inovação do Citz.Tech no Facebook, em que ocorrerão trocas de experiências com outros empreendedores, mentores e especialistas. Esta comunidade será perene e irá possibilitar compartilhamento de informações e independência para as startups oferecerem suas soluções mesmo após o término do programa.  

O programa deve abarcar alguns temas como: Digitalização no Poder Público; Inovação Digital no Legislativo; Compras Públicas; Previdência; Finanças públicas e Gestão orçamentária; Equilíbrio fiscal; Proteção de dados e CyberSecurity; Eficiência na gestão pública; Smart Cities/ Urban Techs; Construção e Planejamento Urbano; Combate à burocracia; Legislação; Accountability; Licitações e contratos; Controle Social e transparência; Dados estruturados e abertos; Coprodução do bem público; Educação Cívica; Educação Pública; Saúde Pública; Segurança Pública; Trabalho; Cultura; Igualdade de gênero; Erradicação da pobreza; Fome zero; Saneamento; Inclusão social; Agricultura urbana; Qualidade dos serviços públicos; Sustentabilidade e meio ambiente; Mobilidade Urbana; dentre outros. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile