Publicidade
Início Serviços Saúde Digital Artemisia aponta cinco oportunidades para empreender negócios de impacto social no setor...

Artemisia aponta cinco oportunidades para empreender negócios de impacto social no setor da Saúde

1
Publicidade

Nos últimos anos, a geração de negócios focados em resolver os problemas da baixa renda, que em alguns países chega a 80% da população, cresceu significativamente. Na América Latina e no Caribe, embora o crescimento seja mais comedido – por serem regiões que contam com uma significativa população urbana e com maior presença do Governo na oferta de serviços para a baixa renda – boas oportunidades têm surgido para empreendedores de startups focadas na baixa renda; e o Brasil se insere nesse contexto.

De acordo com a análise da organização, academias de ginástica voltadas para a baixa renda; clínicas especializadas por público-alvo; startups voltadas ao complemento e qualificação do SUS; empresas destinadas a pacientes crônicos; e saúde digital são grandes oportunidades para empreender nesse setor. O estudo Oportunidades de negócios de saúde para a população de baixa renda no Brasil – coordenado pela Potencia Ventures com o apoio da Artemisia – corrobora com essa visão ao mostrar que o mercado potencial para serviços voltados à saúde da baixa renda é formado por 152 milhões de pessoas, sendo 64 milhões nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

A baixa renda tornou-se bastante heterogênea em relação a gastos em saúde, mas vários serviços oferecidos pela iniciativa privada tornaram-se mais acessíveis. O estudo mostra que crianças e adultos com mais de 50 anos são os grupos que demandam mais serviços de saúde; as doenças crônicas – circulatórias (hipertensão e coração), coluna, reumatismo e respiratórias (asma e bronquite) – são a principal causa de morte no Brasil e representam o novo desafio da saúde pública.

Segundo a equipe da Artemisia, o Brasil tem um mercado em franca expansão para negócios de impacto social. Uma das razões é que 85% da população é formada pelas classes C, D e E – essas pessoas são responsáveis por 47% da renda do país. A organização tem atuado fortemente, há uma década, para identificar e dar suporte aos negócios mais promissores. Ao contrário de outros mercados emergentes, o Brasil possui um governo ativamente envolvido na prestação de serviços voltados para a base da pirâmide, o que o torna um possível cliente ou parceiro dessas startups. Esse cenário também oferece novos nichos de mercado para empreendedores de negócios de impacto social, sobretudo aqueles com foco em saúde, educação e serviços financeiros.

Neste contexto, a entidade acredita que os negócios podem gerar alto impacto social ao enfrentarem os desafios da saúde no Brasil. Essa reflexão é compartilhada com o Instituto Sabin; ambas organizações têm visão e objetivos semelhantes:  fortalecer o ecossistema de negócios voltados a melhorar a oferta de serviços de saúde à população de baixa renda.

Em 15 de outubro, as organizações vão realizar o evento Ecossistema de Saúde de Alto Impacto Social no Brasil:  nova fronteira para o investimento e empreendedorismo com impacto social na saúde em parceria com a Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE).

Oportunidade #1 . Fitness/Qualidade de vida

Entre 2011 e 2014, o número de academias cresceu 29% no Brasil, que é o segundo maior mercado do mundo. Na prática, esses dados do SEBRAE mostram que a população brasileira está cada vez mais preocupada com a estética e a qualidade de vida; além disso, revela um mercado potencial para os negócios de impacto social, voltados à população de baixa renda – sobretudo para empresas com produtos e serviços associados a alimentos naturais, suplementos etc. Na análise da equipe de Busca & Seleção de Negócios da Artemisia, o que antes era considerado um luxo, a prática de exercícios tem atraído a atenção também da baixa renda. Entre os exemplos destacam-se as redes Smartfit e Fórmula (Body Tech), marcas que atuam com preços de R$ 60 a R$ 150, demonstrando que é possível democratizar o acesso.

Oportunidade #2 . Clínicas especializadas

Embora seja a única porta de entrada para os cuidados médicos de 70% da população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda apresenta diversas deficiências que afetam a qualidade de vida do cidadão de baixa renda, em especial dos chamados heavy users – grupo composto por crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas – que têm necessidades específicas. No caso dos idosos, um problema comum são as quedas. A taxa de internações por quebra de fêmur vem crescendo e a tendência é que aumente 32% até 2050. De 70% a 80% das quedas ocorrem dentro de casa, devido à redução da visão e da capacidade de reação, e da osteoporose. Aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm osteoporose, doença que não apresenta sintomas e só pode ser diagnosticada com exames preventivos.

Nesse cenário há oportunidades para clínicas especializadas por público-alvo. No exterior há clínicas como a LifeSpring e Clinicas del Azucar baseadas no modelo one stop shop, voltadas para grávidas e diabéticos, entre outras.

A equipe da organização ressalta que no Brasil um dos negócios de impacto social com essa vertente é a Clínica +60 Saúde, negócio acelerado pela ARTEMISIA em 2013, que é especializada no cuidado preventivo e educativo do idoso. A clínica oferece atendimento rápido e de baixo custo, capaz de atender em larga escala a pacientes com enfermidades de maior prevalência na população idosa brasileira. Estudos apontam que as principais causas de mortalidade de idosos são as doenças crônicas – do aparelho circulatório, tumores e aparelho respiratório –, além de quedas. As doenças crônicas não transmissíveis correspondem a 72% das mortes no Brasil e a 75% dos gastos com atenção à saúde, realizados pelo SUS.

Oportunidade #3 . Complemento e qualificação do SUS

Sistema que tornou-se referência mundial, o SUS apresenta não somente diversos desafios, mas oportunidades. A equipe da Aceleradora da ARTEMISIA identificou oportunidades para startups com projetos e serviços que complementem e qualifiquem a oferta pública. Na prática, negócios que melhorem a qualidade do serviço prestado pelo SUS para a baixa renda via produtos tecnológicos que potencializem os processos de atendimento; desenvolvimento de novas tecnologias capazes de corrigir o atendimento deficitário.

Os mais promissores negócios seguem a tríade faster, better, cheaper (mais rápido, melhor e baixo custo). No Brasil, dois exemplos são Dr. Consulta e Multiorto; no México, a Sala Uno; nos Estados Unidos, a Minute Clinic.

A MultiOrto –­ startup  criada em 2004 pelo dentista Orestes Maciel Câmara Freire e acelerada pela Artemisia – oferece serviços especializados em ortodontia com atendimento rápido e de baixo custo, capaz de atender em larga escala no Nordeste. O impacto social desse negócio está associado ao fato de que, no Brasil, 35% da população precisa de tratamento ortodôntico, que é deficiente no SUS e tem um alto custo em clínicas convencionais. A questão da saúde bucal é falha no país e o problema é ainda mais grave no Norte e Nordeste. Com o trabalho oferecido pela empresa, a população de baixa renda consegue ter acesso a exames e tratamentos odontológicos de baixo custo.

Uma outra forma de atuar é qualificar o SUS via melhoria de processos. A ToLife é um exemplo, pois oferece um sistema que facilita a triagem dos pacientes com o protocolo de Manchester.

Oportunidade #4 . Acompanhamento de doenças crônicas

As doenças crônicas não transmissíveis já são a principal causa de morte no Brasil em todas as faixas de renda; 31% da população brasileira tem algum tipo de doença crônica, sendo hipertensão e doenças de coluna as principais. Por serem enfermidades que podem ser controladas com diagnóstico precoce, hábitos saudáveis e monitoramento constante, constituem uma oportunidade para negócios de impacto social voltados à promoção da saúde preventiva. Em consultas, exames e monitoramento de baixo custo residem as principais oportunidades, de acordo com análise da equipe da entidade.

Oportunidade #5 . Saúde digital

Como em todos os setores, a tecnologia trouxe mudanças significativas para a área da saúde. O papel do médico está mudando, pois o paciente pode cada vez mais buscar informações, monitorar, principalmente com o crescimento dos wearables, e guardar seu histórico; a tecnologia traz melhorias para os próprios médicos e organizações da saúde, com uma infinidade de possibilidades de sistemas que facilitem a gestão, comunicação, treinamento e precisão dos procedimentos. Na prática, a tecnologia traz também possibilidades e oportunidades de beneficiar mais pessoas com exames rápidos e portáteis; com todas as possibilidades da telemedicina – embora no Brasil haja um desafio maior por conta da regulamentação.

Um exemplo da tendência é a startup Tá.Na.Hora, que oferece o Médico.com.vc, plataforma de acompanhamento de pacientes com segurança de dados. A solução permite ao médico manter contato com todos os pacientes, simultaneamente, via SMS ou WhatsApp. O profissional ativa programas pré-configurados para a especialidade ou processo realizado; o paciente recebe e envia mensagens ao médico sem custo. Os dados são inseridos, centralizados e transformados em relatórios simples, que permitem o monitoramento constante de todos os pacientes – além de oferecer a possibilidade de uma ação rápida em caso de anormalidades. O negócio foi criado em 2013 por Michael Kapps e Juliano Froehner.

Sobre o impacto social, pode-se dizer que a startup atua para combater a baixa aderência a tratamentos e cuidados pós-procedimentos – além disso, auxilia o médico a identificar sintomas graves, melhorando a eficiência do atendimento e dos processos internos em clínicas e hospitais. Uma das aplicações é para gestantes – um acompanhamento oferecido pela ferramenta que compreende o período pré-natal e os primeiros meses após o nascimento da criança. A empresa disponibilizará gratuitamente a solução às mulheres que utilizam o SUS.

Artesimia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Sua missão é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo.

Foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada  por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile