Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) IA deve ampliar capacidade humana e empoderar as pessoas, diz cientista da...

IA deve ampliar capacidade humana e empoderar as pessoas, diz cientista da Microsoft

0
Publicidade

As implicações socioeconômicas e éticas da inteligência artificial (IA) foi o tema do debate Lide Next promovido pelo nesta quarta-feira, 3, em São Paulo, pelo Grupo Doria, mostrando que ao mesmo tempo que a tecnologia que vai ampliar a capacidade humana, empoderar pessoas e empresas pode causar desemprego em massa e ser utilizada em sem as devidas salvaguardas morais.

foto: Gustavo Rampini

Segundo Rico Malvar, cientista chefe dos Laboratórios de Pesquisas da Microsoft, brasileiro com 120 patentes registradas nos EUA e 160 publicações científicas, não será possível viver sem IA num futuro próximo, mas que tem de ser desenvolvida de forma a abranger toda a sociedade, sem excluir qualquer segmento.

Disse que o desenvolvimento de IA já deve nascer com a preocupação ética por parte de profissionais e empresas, como a fez a própria Microsoft que incluiu no Windows 10 o recurso de Controle pelo Olhar (Eye Control), que permite a portadores de mal de Lou Gehrig operar o mouse com o olhar. Para essas pessoas, que perdem aos poucos o controle de todos os músculos – menos dos olhos – a operação do mouse com o rastreamento dos olhos é a única opção para digitar e utilizar um computador.

Outro exemplo citado pelo cientista é o Skype Translator, com o qual uma pessoa surda pode participar de uma videoconferência, onde o som captado por um assistente digital aparece escrito num monitor de vídeo. “Como geralmente as pessoas com deficiência auditiva apresentam modulações na fala, o dispositivo faz a correção automática da voz, para os demais possam entender sem erros”.

Na área de saúde, a Microsoft está usando inteligência artificial para identificar alterações em exames de radiologia, trazendo mais assertividade para o diagnóstico e reduzindo o tempo de avaliação do médico de 40 para 15 minutos. “Estamos usando IA para entender a forma de desenvolvimento do tumor e modelar como se dá a evolução do processo de câncer”, explicou.

No setor de agronegócios, e empresa está desenvolvendo uma solução com drones e sensores de IoT que identifica a qualidade de solo de uma fazenda, para torná-la mais produtiva com baixo custo.

Malvar disse que está trabalhando hoje uma solução para melhorar a vida de pessoas que têm deficiências mentais leves, para que elas possam superar suas dificuldades e constrangimentos.

Sobre o impacto de IA no mercado de trabalho, disse que é essencial é educar os jovens nas novas tecnologias, a mesmo tempo que as empresas devem retreinar seus profissionais em novas atividades que tragam melhor qualidade aos serviços oferecidos.

Foto: Gustavo Rampini

Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil, que abordou a questão ética do uso de IA, disse que ela deve proteger as pessoas em situação de imprevistos e acidentes, trazendo equidade com transparência, inclusão e responsabilidade.

Disse ainda que a empresa faz parte da associação Partnership on AI, entidade que reúne diferentes empresas e profissionais que realiza pesquisas, organizar discussões, compartilhar ideias de lideranças de pensamento, e cria material educacional para entendimento das tecnologias da IA, machine learning e raciocínio automatizado. “É importante a criação de boas práticas e colaboração de todos, pois o futuro da sociedade é open”, enfatizou a executiva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile