Publicidade
Início Blogueria Desenvolva sua rede ou… fracasse

Desenvolva sua rede ou… fracasse

0
Publicidade

Os serviços baseados em nuvem de empresas como Amazon, Dropbox e MailChimp têm superado as expectativas do usuário corporativo. Eles estabeleceram um padrão para como os serviços e aplicações em nuvem devem ser – de fácil acesso, rapidez na implementação e disponibilidade em qualquer lugar. Estas empresas tornaram as aplicações "cloud easy", e os usuários esperam agora que outras empresas façam o mesmo. Com o crescimento das expectativas do usuário, companhias precisam desenvolver suas redes para abordar esta demanda ou sofrem o risco de perder a relevância.

Os usuários só se preocupam com duas coisas: dispositivos e aplicações. No entanto, para chegar ao nível "cloud easy", as empresas precisam construir redes que suportem este número aparentemente infinito de dispositivos, além de potencializar as aplicações fundamentais que as organizações usam todos os dias – sejam elas de voz, vídeo,multimídia, ou de software mais especializado, como os Sistemas de Comunicação e Armazenamento de Imagem (PACS), usados em hospitais, por exemplo. Embora as empresas tenham uma meta clara para oferecer aplicações "cloud easy" aos usuários, atualmente, elas enfrentam três principais obstáculos que dificultam sua entrega.

O primeiro obstáculo é o acesso. O acesso a redes, aplicações e serviços necessários para os usuários ainda é muito complicado e entediante. A experiência é inconsistente, o acesso é muitas vezes limitado a um único local ou dispositivo, e os usuários precisam navegar por muitas solicitações de login.

Os pacotes são o segundo obstáculo. As redes de hoje possuem pacotes demais – computadores, roteadores e dispositivos que precisam de configuração manual na implementação de aplicações na empresa. Esta configuração é demorada e complicada, o que eleva o risco de erros humanos e o tempo de inatividade.

Finalmente, as empresas são impedidas por nichos tecnológicos. As aplicações e redes evoluíram separadamente ao longo dos últimos anos e, em sua maior parte, continuam avançando separadas. Elas precisam trabalhar melhor juntas para que as empresas forneçam redes direcionadas para aplicações.

Simplifique o acesso e a identidade

O primeiro passo para oferecer uma rede direcionada para aplicações é a criação de uma "identity of one" – uma identidade universal e relacionada ao cargo de cada usuário, que funcione como uma impressão digital segura, garantindo o acesso com ou sem fio a recursos de rede a partir de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Para os usuários, isto simplifica bastante o acesso, sem afetar a segurança. As empresas também se beneficiam, já que, dessa forma, poderão gerenciar como a rede será acessada pelos usuários com maior facilidade e flexibilidade. Com identidades relacionadas ao cargo, as empresas podem oferecer automaticamente um acesso total à rede para usuários por meio de seus laptops, enquanto restringem o acesso a informações confidenciais em seus dispositivos móveis. E, considerando que este processo permanece transparente para os usuários, eles poderão se conectar a todos os recursos de rede da mesma maneira, usando as mesmas credenciais.

O acesso universal não é novidade, mas sua implementação e manutenção costumam ser onerosas. Então, como as empresas poderão oferecer um acesso universal sem a "bagagem" da manutenção?

Implemente uma estrutura com abrangência empresarial

Uma estrutura de Ethernet pode facilitar significativamente as implementações e simplificar a configuração de pacotes na rede. Este é o segundo passo para a construção de uma rede verdadeiramente direcionada para aplicações.
As estruturas de Ethernet receberam bastante atenção nos últimos 18 meses, e os benefícios de ter uma estrutura no data center são claros. Elas dinamizam o tráfego e reduzem a latência, permitindo que as aplicações acessem as informações armazenadas de maneira mais rápida e eficiente. As redes também podem ser configuradas mais rapidamente – com configuração até 25 vezes mais veloz do que com as tecnologias existentes, segundo um estudo da Miercom de 2011, patrocinado pela Avaya. Uma estrutura Ethernet também cria uma rede automatizada que pode reduzir significativamente os erros humanos e oferece aos usuários uma rede mais estável. Isto é essencial, já que – segundo estimativa do Yankee Group – 37% do tempo de paralisação de uma rede é atribuível ao erro humano.

O data center não é a única parte da rede que pode se beneficiar com uma estrutura Ethernet. As mesmas vantagens – menor latência, tempo de serviço mais acelerado, configuração mais simples – podem ser alcançadas por toda a rede com uma estrutura de abrangência empresarial. E, considerando que as estruturas Ethernet funcionam "sobre" a rede, elas podem conectar os dispositivos às aplicações de maneira mais direta, para oferecer um melhor desempenho e uma configuração mais fácil.

Foco nas aplicações

Os nichos tecnológicos são o obstáculo final para uma rede direcionada para aplicações. Tanto as aplicações quanto as redes tiveram grandes avanços na última década, mas, na maioria dos casos, os seus progressos se deram de maneira independente. Como resultado, as redes de hoje lidam com aplicações da mesma maneira com que sempre lidaram – considerando-as como tráfego passando por um tubo.

As redes direcionadas para aplicações mudam esta situação. Elas se focam nas aplicações, além de se integrarem a elas para oferecer aos usuários serviços melhores e mais inteligentes. No caso de uma videoconferência, isto pode acarretar a solicitação ao cliente para que mude de um vídeo de alta definição para uma definição padrão quando estiver com uma largura de banda restrita. Ou pode haver uma transição automática do cliente para uma conexão somente com áudio, caso se trate de uma chamada que possa cair se realizada com vídeo. Ao oferecer aplicações com informações de rede atualizadas minuto a minuto, as redes direcionadas para aplicações prestam os serviços "cloud easy" que os usuários esperam.

Alcançando o nível "cloud easy"

Estes três princípios tecnológicos – uma identidade universal, uma estrutura com abrangência empresarial e um foco nas aplicações – constituem a base para redes de transmissão direcionadas para aplicações. Cada tecnologia oferece seus próprios benefícios, mas elas funcionam melhor quando são combinadas.

Quando associados, estes princípios aprimoram as redes para os usuários significativamente. Eles contribuem para o cumprimento da promessa "cloud easy", com aplicações mais inteligentes e um acesso de rede simples e seguro por dispositivos e locais. Eles também simplificam muitas das tarefas diárias de manutenção de TI nas empresas, possibilitando que os serviços sejam realizados em minutos sem uma reconfiguração crítica da rede.

Resumindo, as redes direcionadas para aplicações oferecem aos usuários as experiências "cloud easy" que eles esperam, e permitem que as empresas gastem mais recursos com as iniciativas de tecnologia estratégicas e avançadas que lhes garantem uma vantagem competitiva.

Marc Randall é vice-presidente sênior e gerente geral de Redes de Transmissão para a Avaya.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile