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Frísia padroniza sete mil processos com implementação de ERP

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A transformação digital tornou-se vital para que as empresas consigam se manter competitivas no mercado, e isso se torna essencial à medida que os negócios crescem e o número de processos operacionais aumenta. Esse foi o caso da Frísia, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, que investiu em um projeto ERP de três anos de duração para padronizar seus processos de gestão. A integradora de soluções multitech, Ninecon, foi o parceiro escolhido para realizar a implementação.

O desafio 12 em 1

Fundada há 96 anos, a Frísia é uma cooperativa agroindustrial com mais de 800 cooperados e que atua em segmentos distintos: assessoria ambiental, armazenamento de grãos, assistência técnica agrícola e pecuária, combustíveis, logística, lojas agropecuárias, inovações tecnológicas, projetos técnicos agropecuários, produção suína, recria de novilhos para produção leiteira, rações e sementes.

A empresa realizou seu melhor semestre em receita da sua história entre janeiro e junho de 2021, gerando uma receita líquida de R$ 2.472 bilhões, um aumento de 53,9% comparado ao mesmo período do ano anterior. Com a expansão de suas atividades e o crescimento do agronegócio no Brasil, a cooperativa sentiu a necessidade de tornar seus processos de gestão mais ágeis e eficientes centralizando todos em uma única plataforma.

O Projeto Conecta

O principal objetivo da Frísia com a implementação da nova solução de ERP da Oracle era atender a três pilares principais: tecnologia atualizada, padronização de processos e a utilização de ferramentas automatizadas e ágeis para contribuir para o crescimento da cooperativa. Mas o principal desafio era padronizar a gestão de 7 mil processos de diferentes áreas em uma única plataforma.

“No pré-projeto, quando nós avaliamos a Frísia no passado, a empresa era um chapéu com 12 empresas debaixo. Trata-se de um projeto robusto e de uma complexidade gigantesca para a Frísia. E não se trata apenas de processos, porque temos complexidade de processo e complexidade tributária. Além disso, a empresa não parou. É como trocar a turbina de um avião em pleno voo. E a Ninecon foi um excelente parceiro. Nós demandamos muito da Ninecon e eles entregaram, porque a operação não poderia parar”, explica Devair Mattos, diretor financeiro da Frísia. “Do ponto de vista financeiro, ok, são alguns milhões, mas o que isso vai me trazer na realidade? E muitas vezes um projeto dessa complexidade traz um intangível que as empresas acabam não olhando. E elas precisam ter essa auto-avaliação se aquilo que elas querem de planejamento estratégico e de futuro o ERP que elas têm hoje entrega”, conclui.

Batizado de “Projeto Conecta”, o pré-projeto teve início no dia 1º de julho de 2018 e envolveu a preparação da infraestrutura e a capacitação dos funcionários da Frísia para atuarem no ambiente da plataforma.

Somente em janeiro do ano seguinte o projeto começou a ser efetivamente implementado. “Começamos capacitando 52 colaboradores da Frísia, mas acabamos chegando a 90 participantes”, comenta Herlon. No total, mais de 112 pessoas foram envolvidas no projeto, entre colaboradores da cooperativa e equipe técnica da Ninecon.

“O que nós buscamos é mostrar novas perspectivas para a Frísia visando o futuro e o que será a Frísia em 2025, 2030. A cooperativa possuía 12 áreas que operavam de forma independente, o que dificultava a gestão 360º. A saída desafiadora foi centralizar todos os processos dessas áreas em uma plataforma única, integrada por módulos diferentes e que proporciona mais agilidade nos processos e uma melhor governança”, explica Herlon Acosta, Diretor de Contas da Ninecon.

Com a atualização do ERP da Frísia, a cooperativa agora pode oferecer um maior diferencial competitivo aos seus cooperados, o que aumenta o índice de fidelização e agilidade nos processos, do estoque de grãos aos processos produtivos.

“Temos hoje a conclusão da primeira fase de nosso projeto de ERP. Com isso, nós teremos a condição de crescermos e executarmos nosso planejamento estratégico e estarmos juntos no mesmo patamar de outras empresas, com controles melhores para termos segurança em nosso crescimento. Agora nós temos a possibilidade de construirmos uma Frísia rumo aos 100 anos. Para isso, nosso ERP é muito importante para que consigamos chegar lá e fazer com que nossos cooperados possam se beneficiar de uma cooperativa cada vez mais forte, mais sólida e que busca constantemente a melhoria dos seus processos“, comenta Renato Greidanus, diretor presidente da Frísia.

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