Publicidade
Início Blogueria Realidade virtual: muito além do entretenimento

Realidade virtual: muito além do entretenimento

0
Publicidade

Muitas vezes nossa imaginação não é suficiente para ver a imagem completa de um cenário e entender seu significado como um todo. Por exemplo, quando você pensa em fazer uma reforma em sua casa demolindo algumas paredes e criando uma sala maior. O arquiteto geralmente produz desenhos e mais desenhos atualizados em 2D e, se tiver ferramentas mais modernas, pode mostrar-lhe imagens em 3D que simulam o resultado final. Mas a melhor maneira de realmente sentir e experimentar a nova sala seria caminhar, ver o novo espaço e imaginar onde os móveis podem ser colocados, certo? A maneira mais eficiente de fazer isso antes que a reforma seja concluída é por meio da realidade virtual.

Com essa tecnologia, a sua casa atual, com as mudanças planejadas, pode ser criada em um cenário simulado em experiência 3D e, com óculos e controles especiais para suas mãos, você pode ter a mesma visão que o arquiteto de sua nova sala, o que lhe permitirá andar, tocar e “sentir” o espaço como se estivesse realmente no ambiente. Em outras palavras, a realidade virtual ajuda você a ver coisas que não estão lá. Com esta ferramenta fantástica, você estará melhor preparado para tomar decisões sobre importantes projetos.

Essa tecnologia tem possibilidades quase ilimitadas de uso e está em rápida expansão, indo muito além de seu foco inicial, que tinha como principal aplicação o entretenimento. Dados da consultoria IDC mostram que as receitas mundiais das áreas de realidade virtual e realidade aumentada (que mescla o mundo virtual com o real) crescerão até 2021 com um índice de mais de 100% ao ano. Estima-se que os gastos totais em serviços e produtos do setor tenham superado US$ 11,4 bilhões no ano passado, valor que deve chegar a US$ 215 bilhões até 2021.

Rapidamente as empresas perceberam que a realidade virtual é muito mais que uma aplicação para games e para o entretenimento de forma geral. Há muitos benefícios de RV que podem ser alcançados também no ambiente corporativo, com a adoção dessa tecnologia a várias ferramentas corporativas.

Em um evento recente, demonstramos uma experiência de realidade virtual para exemplificar como pode ser difícil localizar um dispositivo IP em um prédio usando a documentação da infraestrutura tradicional, em comparação com uso dessa tecnologia.

Com o uso de um capacete de RV, luvas especiais e a ferramenta imVision, o profissional mergulhou no ambiente virtual, com a impressão de estar sentado confortavelmente na mesa do gerente de TI, com duas telas grandes à sua frente e um teclado. De repente, ele é informado que um dispositivo IP está infectado por um vírus e que precisa localizá-lo. Em apenas um minuto o profissional consegue identificar o equipamento contaminado, reduzindo sensivelmente o tempo para realização dessa tarefa.

A realidade virtual é uma tecnologia que veio para ficar, e os fabricantes de soluções e departamentos de TI das empresas precisam se preparar para lidar com esse novo e promissor cenário.

Sergio Uribe, lidera a área de suporte técnico para a solução imVision da CommScope, na região da América e Caribe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile