Publicidade
Início Blogueria O Papel do RH na Transformação Digital

O Papel do RH na Transformação Digital

0
Publicidade

A área de Recursos Humanos passou por várias mudanças. O que antes era tido como um setor burocrático, restrito a questões operacionais, hoje tem um papel estratégico nos negócios e se baseia em três pilares importantes: gestão de pessoas, cultura e tecnologia.

À medida que as organizações vêm deixando de depender das estruturas físicas, a tecnologia e a agilidade começam a mudar a forma de gerir pessoas. Porém, a transformação digital que tanto se fala hoje não é unicamente uma questão tecnológica, mas de mentalidade digital. E quando falamos em mentalidade, tudo nos leva às pessoas!

RH no centro da transformação Digital

A transformação digital é impulsionada pela necessidade de alavancar os negócios da empresa, o desenvolvimento de novos projetos, produtos e serviços, entre outros. E um parceiro estratégico para esse crescimento é o RH.

Os novos modelos de trabalho, como o home office, impulsionaram a descentralização das operações a fim de conquistar uma maior competitividade e oportunidades de atrair novos talentos de diversas regiões.

Por meio de plataformas personalizadas com Inteligência Cognitiva & IA, é possível criar vários processos otimizados para a área. Uma delas é a visão ampla de todos os candidatos que se encaixam no perfil de uma determinada vaga, direcionando aos motores de Matching do Virtual Assistant, que avalia as competências necessárias e indica maior fit para a vaga.

E claro, com esse novo modelo de trabalho é preciso estabelecer interações e disseminar a cultura da empresa de forma simples, o que é possível através do Onboarding Digital, tornando as experiências 100% digitais, sem perder a relação humana.

Desenvolvimento de líderes para a inovação

Mudanças de mindset, geração de novos profissionais e o avanço da tecnologia provocam um olhar mais direcionado para dentro de seus próprios times para se tornarem agentes de transformação.

Novas lideranças devem proporcionar autonomia e confiança, medindo resultados das mudanças e acompanhando as iniciativas dos recursos humanos que estão sendo implementadas e praticadas.

A área passa incorporar responsabilidade para exercitar capacidades, inovar e incentivar mudanças, além da implementação de sistemas e trazendo o que há de mais importante: pessoas.

E como os líderes da área de recursos humanos podem desenvolver ideias inovadoras internamente através dos seus times? Incentivando o intraempreendedorismo por meio da criação de ambientes colaborativos para novas ideias e aprendizados, além de gerar possibilidades de migração de áreas, livre interação com outras lideranças e, principalmente, um ambiente saudável.

Rodrigo Pádua, VP Global de Gente e Cultura do Grupo Stefanini.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile