Publicidade
Início Notícias Gestão O Boticário virtualiza data center e agiliza gestão do ambiente

O Boticário virtualiza data center e agiliza gestão do ambiente

0
Publicidade

O Boticário concluiu a implantação da solução de virtualização no seu data center em apenas duas semanas. O processo, que incluiu a migração dos servidores físicos para virtuais, foi realizado pela Service IT Solutions, especializada em consultoria e prestação de serviços de TI, que também foi a responsável pela definição do projeto.

O Boticário, considerada uma das maiores redes mundiais de franquias no ramo de perfumaria e cosméticos, possui mais de 2,5 mil lojas no Brasil e espalhadas por 20 países.
.
A opção pela virtualização do ambiente foi decorrente da necessidade da empresa de racionalizar a infra-estrutura física, como o espaço, o consumo de energia elétrica e o número de pontos de redes do data center, que fica localizado na sua sede, em São José dos Pinhais, no Paraná. Além de desativar hardwares antigos e desktops que atuavam como servidores para ambientes de desenvolvimento e produção, o projeto envolveu a virtualização dos sistemas operacionais, versões do Microsoft Windows Server e distribuições Linux, que atendiam a tarefas como de banco de dados, servidor de internet e de arquivos.

“Nossos principais desafios eram otimizar o uso do espaço e recursos do data center, e prover alta disponibilidade para as aplicações críticas do negócio. Com a virtualização, atingimos com êxito a todos esses objetivos. Outro ganho obtido com a solução foi a facilidade e rapidez na hora de disponibilizar novos servidores virtuais utilizando-se modelos predefinidos”, afirma o gerente de infra-estrutura tecnológica do Boticário, Cesar Luiz Panisson.

Uma das necessidades do Boticário era a de implementar uma solução de alta-disponibilidade. Com a virtualização do ambiente, caso um dos servidores físicos VMware ESX apresente problemas, as máquinas virtuais em execução neste servidor estarão prontas para operação em outro VMware ESX em aproximadamente dois minutos e sem a intervenção humana. Além disso, o fornecimento de novos servidores para projetos também foi atingido pela migração. Antes da solução, cada demanda adicional para atender as necessidades de negócio envolvia o dimensionamento e especificação de hardwares necessários, além de orçamentos e compras do equipamento. Hoje, faz-se somente o dimensionamento de hardware, pois existem modelos de máquinas virtuais pré-configuradas que podem gerar, a partir de uma cópia de arquivos, o novo “hardware” para o projeto solicitado.

O tempo gasto na administração do ambiente computacional também diminuiu significativamente após a virtualização. O acesso a todos os servidores virtuais é realizado através de um único console de gerenciamento, ou seja, a partir de um ponto central pode-se executar diversas tarefas, como a utilização do hardware físico dos servidores ESX, do hardware virtual da máquina virtual, criação de alertas, movimentação das máquinas virtuais e provisão de novos servidores virtuais.

A primeira fase de migrações englobou a virtualização dos 60 servidores físicos. Hoje, O Boticário conta com uma taxa de virtualização de dez para um, ou seja, cada servidor VMware ESX mantém dez máquinas virtuais em execução.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile