Publicidade
Início Notícias Inovação Dois em cada três usuários do WhatsApp gostariam de efetuar pagamentos pelo...

Dois em cada três usuários do WhatsApp gostariam de efetuar pagamentos pelo app

0
Publicidade

De acordo com a pesquisa Panorama de Mensageria, de Agosto 2020, realizada pelo Mobile Time e pela Opinion Box, dois em cada três usuários do WhatsApp gostariam de efetuar pagamentos pelo app. Em junho, o WhatsApp anunciou que lançaria o seu serviço de pagamentos – em parceria com Cielo, Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. No entanto, a iniciativa foi suspensa temporariamente por ordem do Banco Central.

A pesquisa também registrou aumento no envio de mensagens de voz e vídeos no WhatsApp, que está presente em 99% dos smartphones brasileiros. O índice de vídeochamadas aumentou de 55% para 63%, com 29% desses usuários realizando chamadas desse tipo pelo WhatsApp todos os dias.

A proporção de usuários ativos mensais que trocam vídeos pelo WhatsApp subiu de 67% para 76%. Além disso, o número de usuários que realizam ligações pelo aplicativo passou de 67% para 70%, com 42% realizando chamadas todos – ou quase todos – os dias.

Em termos de relacionamento com empresas, 78% dos usuários do WhatsApp no Brasil afirmam que se relacionam com marcas e empresas por meio do mensageiro. Em seis meses, subiu de 54% para 60% a proporção de usuários que apoiam a ideia de realizar compras pelo app.

Por outro lado, há uma preocupação com a propagação de fake news. A maioria dos usuários brasileiros do WhatsApp (88%) afirmam que já receberam notícias falsas no aplicativo. Um em cada três usuários admite ter compartilhado notícias sem checar sua veracidade.

Outros mensageiros

O Instagram, pela primeira vez nessa pesquisa, superou o Facebook Messenger, e está presente em 81% dos smartphones brasileiros, alcançando o posto de terceiro app mais popular no País, atrás apenas do Facebook (empatado tecnicamente dentro da margem de erro) e do WhatsApp. O Instagram também está na frente do Messenger e do Telegram no uso corporativo: 72% dos usuários do aplicativo.

Por sua vez, o Facebook Messenger permaneceu estagnado e presente em 79% dos smartphones. Sua frequência de uso tampouco se alterou em seis meses, com 59% dos usuários acessando o app todos ou quase todos os dias. Já o Telegram continua crescendo, marcando presença em 35% dos celulares brasileiros – 14% a mais do que no ano passado.

O SMS continua em baixa nos envios, mas em alta em termos de recebimento no setor A2P. Resta saber qual será o impacto do RCS, recém-chegado no mercado de mensageria brasileiro, o qual é uma versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS e seu grande diferencial está na experiência do usuário, com a possibilidade do envio de mensagens instantâneas, vídeos, imagens e áudios, experiência muito similar à de aplicativos de mensagens. O RCS pode ser usado pela maioria dos smartphones no País (que rodam Android) e possui alguns recursos que o diferenciam do WhatsApp. De qualquer forma, a hegemonia do WhatsApp continua – pelo menos até o momento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile