Publicidade
Início Notícias Comunicações Claro amplia cobertura 5G DSS para mais 12 cidades

Claro amplia cobertura 5G DSS para mais 12 cidades

0
5G
Publicidade

A Claro amplia a cobertura do 5G para mais 12 cidades, utilizando o recurso de compartilhamento de frequências (DSS), que permite o uso do espectro atual já alocado. A rede já opera nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, até dezembro deste ano, estará disponível em mais 12 municípios: Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e São Luís (MA).

A implantação da rede 5G é possível a partir da tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Assim a rede da Claro distribui recursos dinamicamente entre os smartphones que operam até a quarta geração e os novos, compatíveis com a nova rede 5G DSS, que começam a chegar ao mercado. É o caso do recém-lançado moto g 5G plus, da Motorola, exclusividade da Claro, que conta com Sandy e Lucas como estrelas da campanha. Também já estão disponíveis o Motorola Edge e o Samsung Galaxy Note20 5G.

Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps. A Claro está promovendo essa evolução tecnológica sem cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente da operadora, com um smartphone compatível e que esteja dentro da área de cobertura, pode navegar na rede de quinta geração.

A operadora concluiu primeira etapa da rede 5G em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, vai até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e a penetração de smartphones de última geração no mercado.

Os investimentos feitos para implantar o 5G DSS serão automaticamente aceleradores da implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas previstas para irem a leilão no próximo ano. O investimento na aquisição de um smartphone 5G também está protegido, uma vez que o equipamento suportará também as novas frequências.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile