Publicidade
Início ESG Pesquisa da Schneider Electric revela que eficiência energética é a principal prioridade...

Pesquisa da Schneider Electric revela que eficiência energética é a principal prioridade em residências

0
Publicidade

Tornar residências mais eficientes em termos de energia é a melhoria domiciliar mais popular de acordo com 86% dos consumidores em uma nova pesquisa da Schneider Electric, líder na transformação digital da gestão de energia e automação. Outras mudanças relacionadas à energia também foram bem avaliadas, com segurança energética vindo em segundo (83%), seguida pelo resfriamento (79%) e independência energética (78%).

De acordo com os resultados da pesquisa anual “The rise of home energy efficiency”, o impacto nos preços da recente crise energética global fez com que surgisse um comportamento de economia de energia dentro dos lares. Dos entrevistados, 75% afirmaram que reduziram o uso de energia durante o inverno de 2022-2023, com 72% desses fazendo isso para diminuir contas elétricas, enquanto um terço fez para reduzir as emissões de carbono.

A pesquisa, que contabilizou mais de 9.000 consumidores na Austrália, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, também questionou como os consumidores reduziram o uso de energia nesses últimos 12 meses. Dos entrevistados, 45% disseram que tiveram que mudar para lâmpadas LED, 24% começaram a medir o uso da energia em casa e 16% instalaram um termostato inteligente.

Consumidores fazem papel fundamental no combate às causas e impactos das mudanças climáticas

A pesquisa de 2023 descobriu que sete em cada 10 consumidores reconhecem a importância da sustentabilidade e do combate às mudanças climáticas, e 81% dos entrevistados destacaram a importância de os países cumprirem acordos nacionais. No entanto, mais da metade sente que a responsabilidade para reduzir as emissões recai sobre os indivíduos.

Enquanto 55% dos entrevistados consideram importante tornar seus lares neutros em carbono durante a vida, 40% sentem que é improvável que isso vá acontecer: um aumento de 4 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de 2021. O custo de vida é também a principal preocupação dos consumidores quando perguntados sobre as consequências do aumento da temperatura global em mais de 1.5°C, com 86% preocupados a respeito de contas de energia mais altas para o resfriamento e aquecimento.

Eficiência energética vista como chave para enfrentar contas mais altas e preocupações climáticas

Consumidores veem o consumo de energia domiciliar como prioridade, com 68% buscando reduzir a quantidade de energia que usam em casa. Interesse em tecnologias para ajudar a monitorar e reduzir o consumo está alto, mais de 60% dos entrevistados querem monitorar o  uso diário de energia, e 40% veem a tecnologia de casa inteligente como uma maneira fácil e acessível para reduzir os custos..

Apesar da pressão financeira contínua, as residências estão dispostas a investir significativamente em medidas de eficiência energética, com uma média de gastos de 1.926 euros planejados nos próximos 12 meses.

Soluções domésticas inteligentes e sustentáveis que ajudam a gerenciar energia mais eficiente estão se tornando populares. Consumidores expressam um crescimento de interesse em termostatos e monitores de energia inteligentes, sua popularidade aumentando em 3 e 4 pontos percentuais, respectivamente, em comparação com os resultados encontrados na pesquisa de 2021.

A crescente popularização de soluções para casa conectada, como as Soluções de Gerenciamento de Energia Residencial da Schneider Electric, para automatizar e controlar a produção, armazenamento e custos de energia nas casas, também está mudando a percepção das pessoas sobre alcançar emissões zero. Aqueles entrevistados que já possuem e usam tecnologia de casa inteligente hoje são duas vezes mais otimistas sobre alcançar a emissão zero em suas casas, comparados com aqueles que ainda não investiram nessa solução.

“Com a oscilação nos preços atualmente e o aumento da preocupação sobre a crise climática, o uso de energia nas casas está em destaque como nunca. Por isso, nossa pesquisa é muito fascinante. Falando com mais de 9.000 consumidores globalmente, conseguimos ganhar informações valiosas sobre os desafios, oportunidades e impulsionadores-chave associados com a sustentabilidade e eficiência energética em casa”, disse Michel Lotfy Gierges, Vice-presidente Executivo de Residências e Distribuição da Schneider Electric.

“O que foi reiterado é que a mudança de comportamento tem sido, há muito tempo, essencial na redução das contas de energia e na emissão de carbono. É encorajador ver consumidores no mundo todo fazendo ajustes no estilo de vida e melhorias em seus lares que trazem benefícios tanto individuais quanto para a sociedade como um todo. Apesar da queda do otimismo em relação à emissão zero, muitos dos entrevistados são defensores assíduos em viver de forma mais sustentável, e a Schneider Electric irá continuar investindo em soluções de gerenciamento de energia nas casas, permitindo que residências no mundo todo alcancem isso”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile