Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Para 53% dos profissionais de TI conhecimento em IA será crucial para...

Para 53% dos profissionais de TI conhecimento em IA será crucial para a carreira nos próximos 5 anos

0
Publicidade

Para 53% dos profissionais de tecnologia, conhecimento em Inteligência Artificial (IA) será a habilidade mais crucial para a carreira nos próximos 5 anos. Esta hard skill lidera as menções, seguida por análise de dados (43%), programação (28%), cibersegurança e análise de negócios (ambas com 27%). As informações são do estudo “Panorama das Carreiras 2030: o que esperar das profissões até o final da década?”, elaborado pela TOTVS em parceria com a H2R Insights e Trends.

Entre as principais soft skills (habilidades comportamentais) apontadas como necessárias para profissionais de TI nos próximos 5 anos, os entrevistados indicaram inteligência emocional (41%) como a principal. Na sequência, aparecem competências como trabalho em equipe (31%), pensamento analítico e crítico (29%) e criatividade (28%).

Quando perguntados sobre a área de atuação e o atual momento da carreira, 68% dos profissionais destacaram que precisam aprender ou desenvolver uma hard skill com urgência, sendo as principais: conhecimentos tecnológicos gerais, Inteligência Artificial e uso de dados (coleta, tratamento, manipulação e análise). 35% dos entrevistados apontaram precisar desenvolver uma soft skill no curto prazo, sendo as mais citadas gestão de pessoas, liderança, comunicação e oratória, e inteligência emocional.

Perfil dos entrevistados

Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos 477 participantes do Universo TOTVS 2023. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas. Desses, 37% ocupam cargos de alta liderança; 35% são analistas; 17% são coordenadores/supervisores; 6% são especialistas; e 5% são estagiários.

Atualização pessoal e profissional

O estudo da TOTVS mapeou ainda que os profissionais, das quatro áreas entrevistadas, se mantêm atualizados de forma autônoma e pulverizada, por diferentes canais, formatos e conteúdos. Os entrevistados mencionaram a realização de cursos de curta duração, sejam online ou presenciais (56%), audiência a vídeos no YouTube (51%) e a leitura de artigos, blog, sites (42%) e livros (37%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile