Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Setor da Saúde será um dos maiores beneficiados pelo 5G

Setor da Saúde será um dos maiores beneficiados pelo 5G

0
Publicidade

O 5G, a nova geração de redes de comunicação celular em operação desde 5 de julho do ano passado – começando por Brasília – irá beneficiar todos os segmentos da economia, mas um, em particular, já está em fase avançada na aplicação do novo recurso: o setor de Saúde, com vários casos de uso que serão debatidos durante o evento 5G Saúde Conectada – https://5ghealthsummit.com.br , nos dias 11 e 12 de abril, online.

O potencial do 5G para a Saúde é enorme: maior estabilidade e conectividade sem diminuir a velocidade, agilidade e acurácia nas cirurgias, monitoramento remoto de pacientes, aplicação de realidade aumentada, além permitir o uso da Internet das Coisas (IoT) em diversos equipamentos e dispositivos pessoais para o acompanhamento da saúde das pessoas. A coleta de dados mais precisos em tempo real também está sendo considerada como uma das vantagens. A tecnologia também permitirá o treinamento de profissionais de Saúde por meio de RV – Realidade Virtual, entre outros novos recursos avançados, como o uso do ChatGPT no setor de saúde.

Este cenário proporcionado pelo 5G será debatido por especialistas que atuam nas melhores instituições médicas do país e em empresas desenvolvedoras de tecnologias dedicadas ao atendimento aos pacientes. O painel O que o 5G muda no setor da Saúde, terá a participação de Marco Bego, Diretor Executivo do InovaHC e do Instituto de Radiologia do HCFMUSP;  Caio Soares, Presidente da Saúde Digital Brasil e Diretor Médico na Teladoc Health; Dra.Carolina da Costa, diretora-executiva de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital do Hospital Alemão Oswaldo Cruz;

O painel Conectividade alavancando o atendimento do paciente irá debater a necessidade de sistemas de saúde conectados integrados com ferramentas e recursos avançados para otimizar e atender o máximo possível o maior número de pacientes em todas as fases do tratamento. Foram convidados para tratar deste tema Carlos Bassi, co-fundador e CEO da Quoretech; e Gustavo Perez, CEO da MTM e Pedro Filizzola, Head de Marketing da Doctoralia.

Para participar do painel Jornada do paciente conectado, foram convidados Rafael Kenji, CEO da FHE Ventures; e Carlos Braga, CEO e fundador do Bio. Ambos irão abordar a importância da experiência customizada e fluida para atender aos pacientes conectados, desde a marcação de uma consulta até para estimular seu engajamento nos cuidados de sua própria saúde por meio de aplicativos móveis.

O Home Care, atendimento em domicílio de pacientes, aumentou 35% nos últimos 2 anos devido à pandemia. Depois da aprovação da Lei da Telemedicina, foram liberadas práticas de teleorientação, telemonitoramento e teleconsulta feitas por chamadas de vídeo, outas tecnologia de comunicação como sistemas inteligentes de IoMT (Internet das Coisas Médicas), assistentes virtuais com comando de voz,

 

No entanto, o setor de home care sofre com questões regulatórias e de legislação, tais como a inscrição no Conselho Nacional de Educação (CNE), para a formação de profissionais especializados, além da falta de equipamentos adequados para esta modalidade de atendimento. Estas questões serão debatidas por Fernando Paiva, executivo de Inovação e mediador do painel; Isabel Martinez, médica, enfermeira e CEO da All For Woman e do Grupo IM; Paola Fernandes Pansini, pesquisadora; e Paulo Rogério Rades, fundador e CTO da InterOpera Health Connected;e Dr. Tiago Frigini, diretor de Tecnologia da i9med.

Os resultados da mais recente Pesquisa TIC na Saúde.

A coordenadora da Pesquisa TIC na Saúde, Luciana Portilho, irá apresentar o panorama do setor e os números do estudo mais recente, do final do ano passo, e o impacto da pandemia em todos os sistemas de Saúde entre eles o crescimento da telemedicina.

As inscrições para o 5G Saúde Conectada são gratuitas e podem ser realizadas na página do evento em https://5ghealthsummit.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile