Com o objetivo de ampliar sua participação no mercado corporativo, a operadora Oi criou em seu escritório de São Paulo uma área de demonstração e aplicações para realização de provas de conceitos para clientes, cujo foco são soluções voltadas para serviços de infraestrutura de data center, cloud computing, segurança da informação, colaboração e de aplicações que podem acelerar a transformação digital das empresas; além de uma iniciativa voltada para Internet das Coisas.
Segundo explica Luiz Carlos Faray, diretor de TI do B2B, uma grande vantagem da Oi é que ela, por si só, é uma grande usuária das suas soluções de TI, que agora estão disponíveis para os clientes de todo o Brasil, onde a empresa opera com uma força de vendas de mais de 200 vendedores especializados no mercado corporativo.
A Oi tem data center em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e dois em Brasília, que atende a demanda de serviços de cloud privada e pública, para dar suporte a diversas aplicações empresariais, como gerenciamento de equipes móveis externas, backup ou suporte a aplicativos de gestão empresarial (ERP), entre outras.
“A própria Oi tem uma plataforma de atendimento de serviços de campo com diversas características sofisticadas para uso próprio, que estão disponíveis ao mercado” acrescenta Faray.
A enorme base de clientes móveis da operadora, que gera um grande número de informações, pode ajudar os clientes corporativos da Oi que buscam soluções inovadoras com uso de soluções de analytics e big data.
O executivo explica que um varejista pode criar e descobrir uma série de indicadores com base no comportamento do usuário móvel. “Podemos descobrir quantas pessoas passam em frente de uma loja de rua; ou qual o bairro ou rua que têm mais concentração de usuários, em qual horário, qual perfil básico dessas pessoas, etc. Isso porque temos os dados autorizados de cadastros demográficos dos usuários de celular, sua localização geográfica, etc, que podem ser combinados com o uso de bigdata, com toda a segurança e garantia de privacidade, pois os dados usuários não são revelados. Para soluções indoor, o cliente não precisa acessar wi fi para receber uma mensagem ou promoção, que de certa forma dificulta esse tipo de mobile marketing. Nesse segmento ela em uma parceria com a Hands, que com os recursos da operadora de push opera essa solução”.
Faray ressalta que segurança é pilar importante na estratégia de serviços corporativos da Oi, para a qual criou uma gerencia específica, e montou um Centro de Serviços de Segurança que monitora a própria rede da Oi e dos clientes, como por exemplo, grandes e-commerces no país.
“Nenhum de nossos clientes foi atingido pelo último mega ciberataque ataque WannaCry. Monitoramos mais de um trilhão de tentativas de ataques da rede da Oi”, ressalta Faray. Além disso, temos parcerias com empresas como Cisco, com a qual estamos integrados na sua rede; Palo Alto, Fortinet, etc.
Colaboração é outro mercado relevante para Oi, que opera, instala e suporta soluções de videoconferência com uso da sua rede e faz a integração com qualquer sistema legado. Devido sua presença nacional, ela pode ligar clientes em qualquer localidade ponto ou dispositivo móvel.
Internet das coisas
A Oi definiu o mercado de Internet das Coisas como uma das suas prioridades, para o qual acaba de lançar a Smart Oi, plataforma de operação que oferece APIs para o desenvolvimento de aplicações inteligentes e é direcionada para clientes do varejo e PMEs. Em outra frente, a companhia começou a operar o seu laboratório de IoT no Rio de Janeiro, em parceria com a Nokia, para o desenvolvimento de novas soluções para diversos mercados.
Também firmou uma parceria com a VM9 Smart City Solutions, focada em engenharia aplicada para cidades inteligentes, para disponibilizar novas soluções para os setor público.
“A Oi Cidades Inteligentes vai oferecer soluções modulares e sob medida para pequenas, médias e grandes cidades. Nosso objetivo é propor aos municípios uma abordagem simples, prática e financeiramente viável para aumento da eficiência e satisfação com serviço público, com efetiva redução de custos e equilíbrio das contas. Para isso, estamos aliando as mais avançadas soluções tecnológicas à experiência em gestão de serviços públicos e planejamento urbano”, diz diretor do B2B da Oi.
Explica ainda que segurança para IoT também será outra oferta relevante da Oi, tendo em vista oferecer aplicações de missão crítica para os mercados de energia, água e saneamento (smart grtid e smart metering), entre outras.