Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Assespro se posiciona contra votação da reforma do Imposto de Renda

Assespro se posiciona contra votação da reforma do Imposto de Renda

2
Publicidade

A Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional) enviou um ofício contra a votação acelerada da PL 2337/2021, que aborda a Reforma do Imposto de Renda, para a Câmara dos Deputados. No documento, a Federação considera que a votação pode prejudicar o setor de serviços, do qual o segmento de tecnologia da informação faz parte.

Segundo o presidente da Assespro Nacional, Italo Nogueira, o segmento está sofrendo com o excesso de cargas tributárias, e com novas cargas, o prejuízo seria ainda maior.

“Durante o processo de tramitação das reformas tributárias nas casas legislativas sempre colocamos que não suportamos mais carga tributária e que a mesma não deve ser feita por partes. Agora, no momento de início da retomada, ainda com o mercado totalmente arrasado e com uma incerteza gigantesca por conta da pandemia, só podemos lamentar o pacote de maldades que estão tentando impor aos empreendedores, principalmente aos pequenos e médios”, disse.

De acordo com a Federação, o texto gera incertezas sobre os impactos na economia, e que mesmo com isenções para as micro e pequenas empresas, a combinação de mudanças na tributação sobre Lucros e Dividendos e a revogação do instituto dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) resultam em um grande peso de impostos, o que acarreta em aumento de tributação.

“O aumento da carga tributária será muito grande, os investimentos e incentivos em inovação no país já não acontecem, a pressão do aumento de juros vai tirar dinheiro das Startups e empresas inovadoras, a revogação dos juros sobre capital Próprio e todo o aumento de carga para as pequenas e médias empresas, colocará o Brasil para andar para trás”, destaca Italo Nogueira.

Outro ponto que impacta negativamente é um substitutivo que traz uma série de desincentivos para a realização de investimentos produtivos no País. Segundo levantamentos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o texto aumenta a tributação total sobre os investimentos produtivos de 34% para 41,2%.

“Acreditamos que isso deve ser uma discussão mais debatida e aprofundada nas próximas semanas, deve ser uma construção em conjunto. O Poder Público e a sociedade devem estar lado a lado, devemos ter menos burocracia e custos, é preciso um ambiente favorável de negócios e investimentos no Brasil”, conta o presidente da Federação Assespro.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile