Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Relatório de ameaças da McAfee indica maior alta de malwares em 4...

Relatório de ameaças da McAfee indica maior alta de malwares em 4 anos

0
Publicidade

A McAfee divulga o Relatório sobre Ameaças da McAfee: Segundo Trimestre de 2012 que constata maior crescimento nas taxas de detecção de malware nos últimos quatro anos. O McAfee Labs detectou um aumento de 1,5 milhão de ameaças desde o primeiro trimestre de 2012 e identificou novos malwares, tais como downloads “de passagem” com aparelhos móveis, o uso do Twitter para controlar botnets móveis e o surgimento do “Ransomware” móvel.

Por meio de pesquisas, verificou o rápido crescimento em seu grupo de amostras de malware, que inclui golpes diversificados. Com o crescimento de ameaças a um ritmo de quase 100 mil por dia, a McAfee identificou as principais variações de ataques que afetam uma série de usuários em todo o mundo.

“No último trimestre, vimos diversos exemplos de malwares que afetam consumidores, empresas e instalações de infraestrutura crítica”, comenta Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Os ataques de malware mais amplamente divulgados no segundo trimestre de 2012 foram o Flashback, dirigido a dispositivos Mac, os ataques pelo ‘Ransomware’ e os de downloads ‘de passagem’. Este relatório ressalta a necessidade de proteção de todos os dispositivos para acesso seguro na Internet.”

Malware em alta

À medida que os golpistas aperfeiçoam ataques para computadores, suas habilidades também são usadas para ataques em outras plataformas amplamente usadas por consumidores e empresas, tais como em dispositivos móveis como o sistema operacional Android, do Google, e o iOS, da Apple.

Depois da explosão das ameaças móveis no primeiro trimestre de 2012, o malware para Android não dá sinais de desaceleração. Praticamente todas as novas ameaças móveis detectadas no segundo trimestre deste ano eram direcionadas à plataforma Android e consistiam em golpe de envio de SMS, botnets móveis, spyware e cavalos de Troia destrutivos.

Ransomware e botnets móveis: tendência em cibercrimes

O Ransomware (programas nocivos para pedido de resgate) cresce em ritmo constante a cada trimestre. Esse tipo de golpe passou a ser uma via bastante usada pelos cibercriminosos e os danos podem ir desde a perda de fotos e arquivos pessoais de usuários domésticos até a criptografia de dados e a exigência de pagamentos em dinheiro, no caso de grandes empresas. O Ransomware é especialmente perigoso, pois pode fazer computadores e dados reféns, danificando instantaneamente as máquinas.

As botnets, redes de computadores infectados (zumbis ou robôs) com software mal-intencionado e usados para gerar spam, distribuir vírus ou derrubar servidores de Web, também foram protagonistas neste trimestre: o número de infecções atingiu o recorde em 12 meses. Como os Estados Unidos são o centro mundial dos servidores de comando de botnets, também foram descobertos novos métodos de controle, entre eles o uso do Twitter para comando de botnets móveis. Dessa forma, o atacante pode tuitar comandos de maneira relativamente anônima para que todos os dispositivos infectados os sigam.

Corruptores de pen drives, ladrões de senhas e ameaças da Web

Os malwares direcionados a pen drives e para roubo de senhas apresentaram um considerável crescimento no segundo trimestre. Com quase 1,2 milhão de novas amostras, o worm AutoRun espalha-se a partir de pen drives, executando códigos incorporados nos arquivos AutoRun, repetindo o processo em todos os drives desprotegidos. O malware de roubo de senha, com quase 1,6 milhão de novas amostras, coleta nomes de contas e senhas para que o atacante possa se passar pela vítima.

Sites de má reputação são influenciados pela hospedagem de malware, programas potencialmente indesejados ou sites de phishing. Neste trimestre, o McAfee Labs registrou uma média de 2,7 milhões de novas URLs comprometidas por mês. Em junho, essas novas URLs foram relacionadas a cerca de 300 mil domínios de má reputação, equivalente a 10 mil novos domínios mal-intencionados por dia. Das novas URLs de má reputação, 94,2% hospedam malware, explorações ou códigos especificamente criados para sequestrar computadores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile