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O outsourcing após a crise

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Muitas empresas, preocupadas com as pressões diárias neste período de crise econômica mundial, acabam se esquecendo que esta turbulência irá passar e que elas devem estar preparadas para retomada do crescimento. De acordo com o ministério da Fazenda, as perspectivas do comportamento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro apontam para o cenário de expansão para breve, com previsões entre 1% em 2009; em 2010, 4%; e em expectativa é que cresça 5%.
Não podemos esquecer que as empresas têm que pensar em três períodos de tempo: no curto, médio e longo prazo. Por isso, não adianta imaginar que o quadro atual permanecerá desta maneira eternamente. A crise financeira aportou no Brasil em setembro do ano passado, mas não foi uma derrocada total da economia, como alguns alarmaram. Ela nos afetou bem menos do que a economia de países desenvolvidos, por exemplo, além de ter chegado relativamente atrasada. Portanto, é hora de sacudir a poeira, arrumar a casa e esperar a visita de um futuro promissor.
Nestes tempos de turbulência, uma das opções para as organizações tem sido a possibilidade de terceirizar as atividades-meios — ou aquelas que ainda não foram terceirizadas — e, se preocupar apenas com o seu core business. Com isso, a empresa poderá manter-se informada e atualizada, de maneira ágil e rápida, podendo se focar mais no seu negócio no intuito de melhorar suas vendas, sua fabricação, ganhar mercado, fortalecer a marca e tirar proveito da crise a favor de seu crescimento.
A contratação de uma empresa de outsourcing é um fator muito importante e, por este motivo, ao selecionar o seu parceiro, as empresas devem analisar a qualidade da contratada e se ela não trará apenas uma redução de custos, mas sim se proporcionará à organização um aumento de eficiência, melhoria nos processos, maior segurança, melhores recursos e práticas, atualização, análise dos riscos e procedimentos, entre outros.
Pensar no seu core business. É nisso que as empresas brasileiras têm que se preocupar neste momento. Se elas conseguirem manter o foco, pode ter certeza que muitas sairão igual, ou até melhores deste atual cenário de instabilidade. Tem que ter consciência também que uma boa parceria é sempre bem-vinda. Isso pode determinar o sucesso de seus negócios na hora da volta do crescimento.
*Adão de Matos Júnior é gerente da filial Belo Horizonte (MG) da Trevisan Outsourcing.

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