Publicidade
Início Notícias Facebook sofre desvalorização, mas deve ter um dos maiores IPOs da história

Facebook sofre desvalorização, mas deve ter um dos maiores IPOs da história

0
Publicidade

A disparada do valor de mercado do Facebook parece ter perdido o fôlego. Ao menos essa é a avaliação de analistas ouvidos pelo The Wall Street Jounal, o que mostra que nem a badalada rede social está imune à crise financeira internacional. Apesar desses sinais, os mesmos analistas acreditam que a empresa deve ser protagonista de uma das maiores ofertas públicas inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Segundo eles, o Facebook deve ser avaliado entre US$ 60 bilhões e US$ 80 bilhões.

O preço dos papeis do Facebook estava avaliado em US$ 34 a ação em março, alta de 70% em relação a dezembro de 2010, segundo a SharesPost, plataforma de trading de ações de companhias privadas. Hoje, a rede social está avaliada em US$ 77 bilhões, o que representa uma queda de 8% no preço das ações, cotadas a US$ 32,10 cada.

Investidores e analistas disseram ao jornal americano que as participações de empregados do Facebook e investidores externos não serão facilmente derrubadas porque os negócios ocorrem em diversos locais, alguns deles com preços sigilosos. Além disso, avaliações baseadas em poucos compradores e vendedores podem não refletir como uma empresa é avaliada no caso da oferta de milhões de ações públicas.

Analistas avaliam que o Facebook e o Google irão sofrer com a queda de receita de anúncios caso crise econômica internacional se aprofunde. Mas o crescimento no longo prazo da rede social não deve ser afetado, a exemplo de seu rival. O Google abriu capital em 2004, quando captou US$ 23 bilhões, valor que hoje saltou para US$ 161 bilhões. Mesmo na hipótese da crise arrefecer, algumas consultorias reduziram a previsão de receita do Facebook com anúncios. A eMarketer rebaixou a estimativa em 6,1% desde o início do ano, para US$ 3,8 bilhões.

Uma fonte ligada à rede social afirmou ao diário que a receita total do Facebook no primeiro semestre dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a US$ 1,6 bilhão. A eMarketer projeta que a empresa ainda tem como meta chegar a US$ 4,27 bilhões – mais que o dobro dos US$ 2 bilhões registrados no ano passado. Além de receita publicitária, a fonte de receita da empresa são transações feitas dentro de jogos virtuais. "Estamos, com certeza, atenuando o preço do Facebook nos últimos meses", afirmou David Weir, CEO da SharesPost. Procurado pelo jornal americano, o Facebook não quis comentar o assunto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile