Publicidade
Início Notícias Gestão Unimed Participações vai investir R$ 3 bilhões na renovação do parque tecnológico...

Unimed Participações vai investir R$ 3 bilhões na renovação do parque tecnológico de todo o sistema Unimed Brasil

0
Publicidade

A Blue Health, empresa de soluções para equipamentos médicos, e a Unimed Participações, holding do Sistema Unimed, estão unindo forças em uma sociedade estratégica que promete acelerar o processo de renovação e modernização do parque instalado de equipamentos médicos dos hospitais que compõem o sistema Unimed em todo o país.

A sociedade foi constituída exclusivamente para atender o Sistema Unimed, reunindo a maior operadora de saúde suplementar do Brasil com o principal player independente em locação e manutenção de equipamentos médicos da América Latina, que também atua em outros mercados. Vai permitir acelerar o processo de verticalização do sistema com base em aquisição de hospitais próprios e bem equipados e gestão profissionalizada.

O sistema Unimed reúne cerca de 20 milhões de beneficiários que representam 40% do total da saúde suplementar brasileira. Está presente em mais de 90% do território nacional, engloba ao menos 50% dos médicos que atuam na saúde suplementar e conta com 157 unidades hospitalares e singulares em operação e outras dez a serem entregues em 2024.

Por meio desta sociedade estratégica será possível financiamento e escala. Com sua experiência de mais de 20 anos, a Blue Health ficará responsável pela negociação em conjunto para fornecer compra diferenciada, o que hoje não existe no sistema Unimed. O foco será no aluguel de equipamentos ao invés de compra e estrutura de manutenção para garantir permanentemente a operacionalidade do equipamento. Os equipamentos – dos básicos aos mais sofisticados – serão adquiridos sob demanda de acordo com a realidade de cada Unimed.

A sociedade inclui um modelo de financiamento dedicado e competitivo, com recursos captados pela InvestCoop, via fundos de investimentos, onde se capta recursos do próprio sistema Unimed para o funding das operações de compra e locação de equipamentos. As reservas já existem e são constituídas pelos ativos garantidores junto à ANS.

Pela experiencia da Blue Health de trabalhar com diversas marcas no mercado, a Unimed tem a possibilidade de escolher aquelas capazes de oferecer as melhores entregas e o melhor custo benefício. “Não basta ao hospital comprar um excelente equipamento se por trás não tiver a garantia de um suporte de manutenção robusto que garanta a operacionalização permanente dos equipamentos. A escala de compras com grandes fornecedores vai gerar valor para o sistema e suportar o alto volume de investimentos de locação, que por sua vez é algo inédito no Brasil, não chegando a 5% de um patamar que tem potencial para atingir 100% no sistema hospitalar”, garante Eric Varga, CEO Blue Health.

“O propósito de estar na parceria com a Blue Health é uma forma de reagirmos à concorrência. Algo que seja benéfico tanto para o sistema de saúde suplementar quanto para o sistema Unimed. Os equipamentos médicos têm uma importância cada vez maior na medicina. Portanto, ter um parque funcionando é fundamental para entregar saúde. Os hospitais Unimed estão entre os melhores nas cidades onde estão presentes. São bem construídos, bem equipados e operados por excelentes equipes técnicas e médicas, além de contar com acreditações nacionais e internacionais de qualidade. Precisamos também ter uma tecnologia de ponta para entregar”, afirma Adelson Severino Chagas CEO da Unimed Participações.

A parceria prevê uma economia na ordem de 30% para as Unimeds, que não precisarão mobilizar capital imediato, e tem capacidade de crescimento e financiamento muito grande nos próximos anos. O percentual é de 51% para a Unimed Participações e 49% para a Blue Health. Cada empresa terá direito de indicar um dos principais cargos – CFO e CFO – com aprovação da outra nos dois casos e conselho de administração compartilhado e independente. O retorno sobre o capital investido está previsto para acontecer entre três e quatro anos em um cenário conservador.

A sociedade ainda precisa passar por aprovação dos órgãos regulatórios e concorrenciais brasileiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile