Mais documentos vazados pelo ex-técnico de inteligência Edward Snowden vieram à tona na última quarta-feira, 4, revelando novos detalhes sobre a prática de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA. Segundo informações do jornal americano The Washington Post, que teve acesso a tais arquivos, a NSA recolhe diariamente quase 5 bilhões de registros de celulares no mundo todo.
Segundo confirmou um representante da agência ao diário americano, a NSA rastreia os movimentos de “pelo menos centenas de milhões de dispositivos” por meio de cabos que conectam redes móveis mundiais. Isso significa que a NSA pode , através de telefones celulares, acompanhar indivíduos a qualquer hora e lugar. Os dados também podem ser usados para estudar padrões de comportamento para revelar a personalidade e o relacionamento entre diferentes usuários.
Em defesa ao programa, autoridades dos EUA disseram ao jornal americano que os esforços para coleta e análise dos dados de localização são lícitos e destinados estritamente para desenvolver inteligência sobre alvos estrangeiros.
Que absurdo! Mas meu iphone eu não largo. Isso é o que todos dizem, mesmo entrando na era 1984, ninguém está interessado nisso. Essa é a verdade.